Materiais Compósitos na Indústria Aeronáutica

1ª Conferência do Ciclo de Conferências sobre Materiais Compósitos

09 de Novembro de 2022 | Engenharia de Materiais

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros organizou o webinar "Materiais Compósitos na Indústria Aeronáutica” no passado dia 25 de outubro entre as 18h00 e as 19h00 via Zoom.

No âmbito deste primeiro webinar inserido no ciclo de Conferências sobre Materiais Compósitos foi abordada a aplicação dos Materiais Compósitos na Indústria Aeronáutica, como substitutos dos metais convencionais no fabrico da fuselagem de aeronaves, designadamente no Airbus A350 e o Boeing 787, ambos com mais de 50% do seu peso estrutural em compósitos.

Após uma exposição das principais vantagens da utilização de materiais compósitos de matriz polimérica reforçados com fibras, o orador descreveu os principais processos de fabrico de componentes e estruturas na indústria aeronáutica, explicando as situações em que é vantajosa a utilização de materiais compósitos para substituir ligas leves.

O orador convidado foi o Professor Doutor Manuel Freitas, Reitor, Professor Catedrático e responsável pela área de Engenharia na Atlântica - Instituto Universitário, Professor Catedrático (Aposentado) do Departamento de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e Investigador integrado no LAETA-IDMEC, Instituto de Engenharia Mecânica no Centro de Projeto Mecânico.

Uma vez que a temática abordada é de interesse geral, o convite foi endereçado aos membros dos vários Colégios. O webinar contou com cerca de 57 inscritos que participaram ativamente através da colocação de questões via chat.
A abertura esteve a cargo do Engenheiro Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, a moderação do debate foi feita pela  Engenheira Ana Paula Duarte, Vogal do Colégio de Materiais da Região Sul e o encerramento esteve a cargo do Engenheiro Luís Pereira, Coordenador do Colégio de Materiais da Região Sul.

Consulte aqui a gravação desta Conferência

Consulte aqui a apresentação do Professor Manuel Freitas