fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Membros da OE debatem problemática da Biomassa Florestal

Eng. Paulo Preto dos Santos foi o orador convidado da Conferência

21 de Outubro de 2013 | Geral, Engenharia Agronómica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica


Os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Mecânica, Agronómica e Florestal promoveram, no passado dia 15 de outubro, uma conferência subordinada ao tema "Aproveitamento de Recursos Endógenos – Biomassa Florestal”. A apresentação do tema esteve a cargo do Eng.º Paulo Preto dos Santos, Secretário-Geral da APEB e Expert Associate da Gesto Energy, e contou com cerca de 60 participantes.

O orador convidado começou por sublinhar que a Biomassa é, entre todas as fontes de energia renovável, aquela que tem o maior peso em toda a Europa e EUA e, de um modo geral, em todos os países desenvolvidos. Na sua intervenção referiu que Portugal dispõe de um elevado potencial de recursos associados à floresta mas, atendendo a que existe uma estrutura florestal privada, com base no minifúndio, não é fácil demonstrar uma garantia de acesso à biomassa junto das entidades financiadoras deste tipo de projetos. O orador mencionou também que as indústrias de base florestal representam, em Portugal, mais de 9% das nossas exportações com um valor anual de 3,5 mil milhões de euros. Apontou ainda alguns mitos que, erradamente, subsistem quanto à utilização da floresta para a geração de energia, nomeadamente o mito da desflorestação nos países onde a floresta é utilizada para gerar energia.

O Eng. Paulo Preto dos Santos demonstrou também que é, precisamente nos países desenvolvidos, onde mais se consome a floresta para a produção de energia e onde se verificam os maiores crescimentos de territórios florestados. Na sua exposição, este especialista em energia foi particularmente explícito na demonstração da grande ilusão em que o cidadão comum vive, quando é bombardeado com falácias em trono da prestação de Portugal nas energias renováveis. Revelou ainda que, contrariamente ao que se vem propagandeado, Portugal não é, e não pode ser, exemplo a seguir nas energias renováveis, quando comparado com os outros países europeus, evidenciando este facto com a referência ao último relatório 20 20 - Keep on Track, da Comissão, no qual Portugal aparece mal colocado no que diz respeito ao cumprimento das metas para as energias renováveis, emissões e eficiência energética.


Utilizando sempre o rigor dos dados e estatísticas de entidades oficiais, o convidado demonstrou que a biomassa é a maior fonte de energia renovável utilizada em Portugal, ultrapassando mesmo a soma de todas as demais formas de energia renovável, no balanço Energético Nacional.

Consulte aqui os materiais apresentados pelo Eng. Paulo Preto dos Santos

Parceiros Institucionais