Mina de Neves-Corvo recebe mais de três dezenas de membros

19 de Janeiro de 2011 | Engenharia Geológica e de Minas

A visita técnica promovida, no passado dia 15 de Janeiro, pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas à Somincor - Sociedade Mineira de Neves Corvo, contou com uma grande adesão por parte dos membros, salientando-se a presença de muitos jovens, membros estagiários e estudantes.

O grupo de visitantes da Região Sul foi recebido pelo Director da Mina, Eng.º José Lobato, tendo posteriormente sido visionado um filme institucional de enquadramento da actividade mineira desenvolvida naquela região.

Seguiu-se a descida à Mina, no jazigo Neves, até à profundidade de 570 m (dos cerca de 700 m a que actualmente já chegam os trabalhos mineiros). Com explicações claras, foi aí possível observar todo o aparato associado a um desmonte de bancada com 12 m de vão. Foi ainda observado o resultado de desmontes do tipo “drift and fill” utilizado em Neves Corvo, tendo-se seguido a visita à britagem de fundo em plena laboração.

Houve ainda a oportunidade de visitar as oficinas principais, a cerca de 410 m de profundidade, que impressionaram pela sua dimensão e organização, onde trabalham cerca de uma dezena e meia de pessoas por turno, procurando manter operacionais todos os equipamentos envolvidos nos trabalhos mineiros.

Tendo sempre como pano de fundo as constantes preocupações com a segurança reveladas pelos técnicos da Somincor que acompanharam a visita, a comitiva regressou à superfície após cerca de duas horas e meia de grande entusiasmo.

Após uma visita final à “lavaria do cobre", o grupo de participantes terminou a visita com um almoço, gentilmente oferecido pela Somincor nas suas instalações.