Missão de Engenharia Portuguesa em Itália reforça laços entre associações

11 de Junho de 2024 |

A Ordem dos Engenheiros foi recebida entre os dias 6 e 8 de junho, na sede da Ordem dos Engenheiros de L’Áquila, na Itália, por uma Comitiva Italiana do "Consiglio Nazionale degli Ingegneri” (CNI). Durante este encontro realizou-se a segunda Cimeira Bilateral entre as duas associações, momento em que se analisou o protocolo de reconhecimento mútuo de engenheiros atualmente em vigor, nomeadamente a sua implementação e propostas de modificação; bem como outros temas de cooperação e criação de sinergias na área da Engenharia.

Durante este encontro realizou-se também uma visita técnica aos laboratórios subterrâneos de física nuclear de Gran Sasso. Participaram, como parte da Comitiva Portuguesa o Bastonário, Fernando de Almeida Santos, e os dois Vice-Presidentes da Ordem dos Engenheiros, Lídia Santiago e Jorge Liça. Por parte da Comitiva Italiana estiveram presentes o Presidente do CNI, Domenico Perrini; o Vice-Presidente, Elio Masciovecchio; Luca Scappini, Diretor Internacional; Pierluigi De Amicis, Presidente da Ordem dos Engenheiros de L’Áquila e Guido Razzano, Funcionário do CNI.

Aproveitando sinergias e presença da Comitiva Portuguesa em Itália, realizou-se durante o dia de ontem – 10 de junho – uma reunião entre as várias associações de Engenharia na região do mediterrâneo, tanto do Sul da Europa como da África do Norte e Médio Oriente, para discutir as oportunidades de cooperação e partilha entre associações por forma a contribuir para o avanço da Engenharia em toda a região. Nesta reunião, a Ordem dos Engenheiros de Portugal fez-se representar pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, e pelo Presidente da Região Sul, António Carias de Sousa.