Missão na Costa Africana relatada na primeira pessoa

Chefe da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico apresenta a sua experiência

04 de Março de 2015 |

No passado dia 27 de fevereiro realizou-se, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, a palestra intitulada "Missões de um Hidrógrafo na Costa Ocidental Africana" proferida pelo Capitão-Tenente Delgado Vicente, Chefe da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico.

Esta iniciativa integra-se no ciclo de palestras intitulado "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos & Hidrógrafos”, promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica, que irá decorrer durante o ano de 2015.

A palestra contou com a presença do Diretor do Instituto Hidrográfico e teve início com a intervenção do Eng.º Carlos Mineiro Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, que deu as boas-vindas aos convidados, à assistência presente no auditório e aos membros que assistiram, em direto, via internet. A Coordenadora Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica, Eng.ª Manuela Vasconcelos, na abertura da sessão salientou a diversidade das atividades desenvolvidas pelos Engenheiros Geógrafos e a sua interação com outras áreas profissionais, realçando que, apesar dos desenvolvimentos técnicos que permitem a recolha de inúmeros dados através de sensores remotos, o trabalho de campo continua a ser indispensável e por vezes exercido em ambientes muito exigentes.

A apresentação do orador convidado, focando as questões técnico-científicas das missões do Instituto Hidrográfico, levou a audiência através de uma fascinante viagem ao longo da costa Ocidental Africana, das ilhas Selvagens a Angola, passando por Cabo Verde e S. Tomé. Relatando na primeira pessoa as aventuras, infortúnios e desafios ocorridos nestas missões técnicas, ficou patente que as mesmas estão repletas de experiências únicas, não só a nível profissional mas também pessoal. Seguiu-se um período de debate, onde se pôde verificar o grande interesse que esta palestra suscitou na audiência.