missãoCRESCIMENTO

Sessão de apresentação do primeiro boletim - “Atratividade - na competição global pelo investimento produtivo”

14 de Março de 2014 | Geral

A Ordem dos Engenheiros organiza, no dia 17 de março, pelas 18h00, no seu Auditório Nacional, em Lisboa, uma Sessão de apresentação e discussão do primeiro boletim produzido pela missãoCRESCIMENTO, da qual faz parte, e cujo conteúdo é dedicado à "Atratividade na competição global pelo investimento produtivo".

A missãoCRESCIMENTO identificou, em 2011, um conjunto de medidas e eixos de atuação organizados pelas cinco condições base para o crescimento económico e que, na sua opinião, deveriam ter sido executadas.

Em 2014, e tendo sido implementadas reformas, os desequilíbrios da economia portuguesa não estão ainda resolvidos e o regresso a níveis de crescimento sustentáveis obriga à tomada de novas medidas e ao reforço de reformas cuja execução se encontra em curso ou que tiveram de ser reformuladas devido a questões constitucionais.

Depois de se constituir em Associação, integrando as Ordens dos Engenheiros e dos Economistas, o Fórum dos Administradores de Empresas, a Associação Comercial do Porto e o Projecto Farol, propõe-se a missãoCrescimento produzir boletins trimestrais, através dos quais procurará dar o seu contributo para identificar vias para o crescimento sustentável da economia portuguesa.

Essencialmente o sucesso e sustentabilidade do caso português obrigará à reformulação dos contratos social e fiscal vigentes, uma vez que as condições em que estes foram concebidos e traduzidos em lei deixaram de existir por efeito da evolução da Sociedade e da economia.

O primeiro boletim, dedicado à "Atratividade – na competição global pelo investimento produtivo", apresenta um conjunto de soluções orientadas para aumentar a nossa capacidade de atrair investimento produtivo, essencial para a capitalização da economia e criação de riqueza e de emprego. Inclui, ainda, a apresentação de uma análise crítica ao que foi no início e ao que é hoje a missãoCRESCIMENTO, apresenta uma análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos nacionais e observa as medidas que foram propostas, em 2011, pela missãoCRESCIMENTO e o trabalho entretanto desenvolvido pelo Governo no quadro, em larga medida, definido pelo Memorando de Entendimento.

As restantes condições de base para o crescimento económico serão abordadas em boletins subsequentes, a publicar com periodicidade trimestral.

Aceda à página do evento para mais informação e inscrição »»