Monitorização Inteligente na Agricultura

Tarde de Engenharia organizada pelos Colégios Regionais da Madeira de Engenharia Agronómica e Engenharia Química e Biológica

16 de Julho de 2019 | Geral

Os Colégios de Engenharia Agronómica e de Engenharia Química e Biológica da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros promoveram no passado dia 2 de julho uma Tarde de Engenharia com o tema "Monitorização Inteligente da Agricultura". O objetivo do evento foi a partilha de conhecimento e experiências desta área de engenharia e teve como preletores o Sr. Professor Ricardo Braga, do Instituto Superior de Agronomia e o Sr. Eng.º Francisco Câmara da Empresa Spin.Words, uma empresa de tecnologia aeroespacial.
Foram apresentados os caminhos para a adoção da agricultura de precisão, os estrangulamentos que poderão limitar a sua adoção, as ferramentas existentes e as condições que poderão contribuir para uma mais acelerada tomada de decisão dessa adoção. No desenvolvimento do tema, foi abordada a utilização das imagens de satélite, utilização de drones, câmaras hiperespectrais para a obtenção de conhecimento técnico e científico o qual irá permitir melhorar a sustentabilidade dos recursos naturais, monitorizar os efeitos das alterações climáticas, reforçar a competitividade do setor agrícola e criar novos serviços de apoio à agricultura baseados em tecnologias inteligentes.