"Não podemos iludir nem o tempo nem as instituições europeias"

XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros

27 de Janeiro de 2024 | Geral

"Os desafios em áreas como a descarbonização, a habitação, a mobilidade ou a política urbana estiveram em destaque no primeiro dia do XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros.

Os desafios são muitos, mas se há algo a que a engenharia está habituada a fazer é oferecer soluções para problemas que parecem irresolúveis. E esse espírito esteve em destaque no arranque da reunião magna desta classe profissional que, de três em três anos, se juntam para traçar um retrato do país no contexto global e perceber como podem contribuir para uma economia e sociedade que procuram lidar com as inúmeras transformações que ocorrem a um ritmo galopante."

"Assumir o risco para acelerar o crescimento: o repto final dos engenheiros"

"No segundo (e último dia) do XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros, os intervenientes convergiram na vontade de verem reformas profundas no sistema educativo e económico de Portugal.

Portugal tem registado mudanças profundas nos últimos anos, resultado de um investimento grande nas últimas décadas no ensino e na investigação, o que criou uma população altamente qualificada que se equipara aos melhores exemplos mundiais. Mas a formação de talentos não tem sido acompanhada pela geração de oportunidades económicas, e a estagnação da produtividade e do tecido empresarial representa um problema fundamental a que os participantes no XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros."

Aceda às notícias publicadas nos dias 25 e 26 de janeiro no jornal Expresso.

Aceda à galeria de fotografias »»»

Assista aqui ao vídeo do evento »»»