Noite Temática "Incêndios Florestais – Também uma Questão de Engenharia?" ocorreu na Delegação Distrital de Santarém

08 de Julho de 2015 | Geral, Engenharia Florestal

No passado dia 30 de junho, a Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros promoveu a realização de uma Noite Temática subordinada ao tema "Incêndios Florestais – Também uma questão de Engenharia?”, que contou com a presença de 30 membros.

Esta palestra foi moderada pelo Eng.º Rui Barreiro, licenciado em Engenharia Zootécnica e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural, e teve como principais oradores o Eng.º José Barreira Abrantes, licenciado em Engenharia Eletrotécnica, que exerce atualmente a atividade de projetista, auditor, formador e consultor em segurança contra incêndios, tendo exercido funções de Adjunto do Secretário de Estado da Administração Interna em 2002/2003, e o Eng.º Miguel Galante, licenciado em Engenharia Florestal e pós-graduado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, detentor de um percurso profissional diversificado, do qual se destacam as funções de Elo Técnico da Comissão Distrital da Defesa da Floresta do Governo Civil de Lisboa e o exercício de funções no Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural do XVIII Governo Constitucional.

A primeira intervenção esteve a cargo do Eng.º José Abrantes e abordou temas relacionados com os fatores que afetam o comportamento e a propagação do incêndio florestal, nomeadamente, as condições meteorológicas, as características dos combustíveis e as características do relevo. Neste âmbito foram também apresentadas as partes de um incêndio florestal, os vários tipos de propagação do incêndio e as formas de a evitar e/ou minimizar, os agentes extintores utilizados no combate ao incêndio, os meios de combate disponíveis (aéreos e ferramentas manuais) e os métodos utilizados, as táticas de combate e as fases do rescaldo e vigilância. A primeira parte da palestra integrou, ainda, a apresentação de alguns conceitos relacionados com a segurança, quer na utilização dos meios aéreos e ferramentas manuais, quer no que respeita aos procedimentos a adotar em situações de emergência, o número médio de ocorrências por ano, tal como as respetivas causas (natural ou humana), os recursos técnicos e humanos envolvidos e os eixos estratégicos para a redução do risco de incêndio.

A segunda parte da palestra coube ao Eng.º Miguel Galante, que abordou o enquadramento dos incêndios florestais em Portugal e na Europa, o sistema nacional de defesa da floresta contra incêndios, o papel da engenharia na mitigação do problema dos incêndios florestais e a mudança de paradigma nos anos de 2003 e 2005, a qual ocorreu na sequência de incêndios florestais devastadores no nosso país. Foram ainda apresentados alguns exemplos de combate a incêndios noutros países, nomeadamente em Espanha, EUA e Austrália, onde se privilegiam outros métodos além da água, tais como a formaçãoe informação, o controlo dos fogos, intervenção nas comunidades, etc… Por último, foi abordada a importância do papel da Ordem dos Engenheiros, no que respeita ao reconhecimento de competências e transferência de conhecimento nestas matérias.

No final da sessão houve lugar a um debate, que contou com a participação dos presentes.

A Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros agradece a disponibilidade e colaboração do Eng.º Miguel Galante e do Eng.º José Barreira Abrantes, pelas relevantes e pertinentes intervenções neste evento.