Noite Temática sobre Mercado Liberalizado de Energia na Delegação Distrital de Santarém

06 de Novembro de 2014 |

No passado dia 27 de outubro, a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, na sua Sede, uma noite temática subordinada ao tema "Mercado Liberalizado de Energia”, que contou com 35 participantes.
A sessão foi apresentada pelo Eng.º Joaquim Teixeira, Diretor Comercial da EDP Distribuição e iniciou-se com uma exposição sobre o sistema elétrico nacional e seus agentes de mercado nos campos da produção, transporte, distribuição e comercialização da energia. Foram também abordados temas como a produção ordinária e especial de energia, a microprodução e a miniprodução.
No que concerne ao mercado liberalizado propriamente dito, foram apresentadas as condições que uma empresa deve ter para poder operar como comercializador de energia, bem como, os procedimentos tipificados do processo de mudança de comercializador. O mercado liberalizado permite a livre concorrência nos mercados de eletricidade e gás, possibilitando o aparecimento de vários comercializadores de energia e uma maior escolha por parte dos consumidores.
Foi essencialmente referida informação sobre os diversos comercializadores a operar no mercado, assim como as condições de acesso dos diferentes tipos de consumidores ao mercado liberalizado.
A parte final da sessão foi composta por um período de debate entre os participantes e o orador.
A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade do orador, Eng.º Joaquim Teixeira, pela sua relevante colaboração neste evento.