fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Nota de Pesar | Falecimento da Engenheira Maria Filomena de Jesus Ferreira

15 de Outubro de 2023 | Geral




O Conselho Diretivo Nacional e o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros manifestam o seu sentido pesar pelo falecimento da Presidente da Mesa da Assembleia desta Região e Membro da Assembleia de Representantes Nacional, Engenheira Maria Filomena de Jesus Ferreira.

Natural de Lisboa e nascida a 7 de maio de 1949, licenciou-se em Engenharia Civil, no Instituto Superior Técnico, em 1980, tornando-se membro da Ordem dos Engenheiros em 1982. Era especialista em Engenharia de Segurança por esta Associação Profissional.

Atual Presidente da Mesa da Assembleia Regional, Maria Filomena de Jesus Ferreira era uma conhecedora profunda da Ordem dos Engenheiros, tendo desempenhado diversos cargos eleitos, conduzidos sempre com rigor, compromisso e sentido de missão.

O seu percurso enquanto membro eleito na Região Sul foi teve início no mandato 2004-2007, como Vice-Presidente do Conselho Diretivo Regional.  
Nos mandatos 2007-2010 e 2010-2013 desempenhou o cargo de Secretário do mesmo Órgão.
Em 2013, ocupou o cargo de Membro do Conselho Disciplinar da Região Sul, ao qual renunciou, tendo, entretanto, sido eleita para a Comissão de Especialização em Engenharia de Segurança até 2016.
Regressou novamente ao Conselho Diretivo da Região Sul, como Vogal, no mandato de 2016-2019.
Foi ainda representante da Ordem dos Engenheiros na Comissão de Reconhecimento e Acompanhamento do Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio, criada no âmbito do protocolo celebrado entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Ordem dos Engenheiros.

Maria Filomena de Jesus Ferreira deixa um legado da seriedade, rigor e firmeza, a par da incondicional disponibilidade para um debate aberto sobre os problemáticas da Ordem, eixos incontornáveis e imprescindíveis no cumprimento das funções que ao longo dos anos desempenhou na Ordem dos Engenheiros.

Ocupou diversos cargos de direção em organismos públicos, o que lhe permitiu ter uma visão global das necessidades dos Engenheiros e da sociedade.
Das diversas funções que desempenhou neste contexto, salienta-se a de Chefe de Divisão de Fiscalização do Departamento de Construção de Edifícios e Obras Diversas e a de Chefe de Divisão de Engenharia do Gabinete de Recuperação do Chiado, ambas na Câmara Municipal de Lisboa.
Exerceu ainda, de 1997 a 2010, as funções de Adjunta Técnica do Comando do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Atualmente era Consultora e Projetista de Segurança Contra Incêndio.

Uma mulher com uma personalidade marcante, será sempre recordada pela sua verticalidade, independência, dinamismo, pragmatismo, sensibilidade e gargalhada fácil.

Os Conselhos Diretivos Nacional e da Região Sul apresentam, em nome de todos os membros eleitos nacionais e regionais, bem como no de todos os colaboradores, as mais sinceras condolências à família, agradecendo e prestando a justa homenagem pelo percurso de excelência e extrema dedicação, enquanto Engenheira e Membro Eleito da Ordem dos Engenheiros.

Parceiros Institucionais