OE estabelece protocolo de cooperação com Associação Profissional mexicana

20 de Dezembro de 2013 | Geral

A OE assinou, no passado dia 6 de dezembro, um acordo de colaboração com a Federación de Colegios de Ingenieros Civiles de la República Mexicana (FECIC), com o objetivo de facilitar o exercício pleno da atividade profissional dos seus Membros naquele país.

Conforme se lê no documento, o protocolo assume o objetivo de, por parte da OE, "apoiar e facilitar o processo de acreditação e reconhecimento dos títulos profissionais dos engenheiros inscritos na FECIC, para efeitos do exercício em Portugal das atividades profissionais que lhes são próprias e comuns".

Em situação de paridade, o Acordo estipula que, por parte da FECIC, deverá ser apoiada e facilitada "a tramitação da convalidação do título de engenheiro no México, dos engenheiros inscritos na OE, assim como o apoio na emissão da sua matrícula profissional ante o Conselho Profissional respetivo".

O Protocolo agora firmado é mais um passo na estratégia traçada pela presente Direção Nacional da OE no sentido de estabelecer contactos potenciadores de enquadramento profissional para os engenheiros num momento em que Portugal não detém capacidade para a sua total absorção.

Para além deste, foram já estabelecidos Acordos semelhantes com o Peru e a Colômbia, cujos índices de desenvolvimento económico permitem a criação de expectativas favoráveis ao reforço da presença da Engenharia portuguesa naqueles territórios.

Aceda ao texto integral do protocolo a partir daqui.