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OE reforça preocupações no Acesso ao Ensino Superior junto do Secretário de Estado

30 de Março de 2015 | Geral


A Ordem dos Engenheiros (OE) foi convidada, pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, a pronunciar-se, em audiência, sobre os problemas verificados nas Engenharias em termos de candidaturas a este nível de ensino.

Na reunião, o Bastonário entregou um documento que reúne as conclusões obtidas nas reuniões do Fórum Ordem dos Engenheiros + Escolas de Engenharia (OE+EE), constituído por esta Associação Profissional e pelas Escolas Superiores Públicas de Engenharia, Institutos Politécnicos e Universidades, com vista a apresentar propostas que conduzam à menorização dos problemas que atualmente afetam o Ensino Superior de Engenharia.

O Bastonário referiu a necessidade de ser lançado urgentemente pelo Governo um trabalho de avaliação sobre quatro tópicos fundamentais: distanciamento dos jovens das áreas científicas; possibilidade de substituição do binómio Matemática/Física por Matemática/Biologia nas provas específicas para os cursos de Engenharia Agronómica, Florestal e Ambiente; predominância do resultado das provas específicas na ponderação para acesso ao ensino superior; e avaliação da discrepância registada entre os resultados obtidos pelos alunos no ensino secundário e as notas das provas específicas de acesso ao ensino superior.

O Bastonário sublinhou, em particular, a necessidade de ser conhecida a origem desta diferença de resultados, que tem impedido o ingresso de bons alunos do 3.º ciclo em formações superiores, nomeadamente em Engenharia, e que deixa antever possíveis desencontros entre as matérias lecionadas e as avaliadas nas provas específicas ou, em alternativa, entre os níveis de exigência adotados em cada um dos dois momentos de avaliação

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