OERS acolheu a 19ª Edição da Sessão de Apresentação Pública dos Trabalhos Finais do Curso BIM

15 de Setembro de 2023 |

A 19ª Edição da Apresentação Pública dos Trabalhos Finais do Curso BIM decorreu no dia 8 de setembro, no auditório da Ordem dos Engenheiros – Região Sul e teve transmissão online.

O Eng. Fernando F.S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, abriu a sessão enaltecendo o convite da organização do Curso BIM para que esta apresentação final decorresse mais uma vez no âmbito deste Colégio e realizou um enquadramento geral, onde referiu a importância da formação nesta área, que inclui as mais recentes metodologias e ferramentas tecnológicas aplicadas e alertou também para os desafios associados à nova legislação em vigor.

Seguiram-se as intervenções dos Engenheiros Miguel Azenha, José Carlos Lino e José Granja, Coordenadores do Curso, que fizeram uma introdução da sessão e dos trabalhos a apresentar.

A sessão contou com a apresentação de 5 trabalhos de grupo, com recurso a processos colaborativos BIM em projetos piloto.
Os títulos escolhidos para esses mesmos trabalhos foram (i) Sala de estudo XPTO; (ii) Abrigo de montanha com base da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi; (iii) Casa Farnsworth; (iv) Casa Bandeira e (v) BoxHouse.

De uma forma geral, os vários trabalhos de grupo abrangeram a gestão BIM, várias especialidades de projeto (p.ex Arquitetura, Estruturas, Redes hidráulicas, AVAC), bem como aspetos de gestão da construção e análises de sustentabilidade.

Mais uma vez, foi enfatizada a importância dos processos colaborativos e da adequada gestão da qualidade e relevância da informação a entregar. Na presente edição, foi também abordada a temática do recurso a algoritmos de inteligência artificial no apoio às tarefas a realizar.

Consulte a gravação desta sessão aqui