Ordem dos Engenheiros adere a Campanha Anticorrupção

05 de Novembro de 2019 | Geral

A Ordem dos Engenheiros adere à Campanha Anticorrupção promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela Global Compact Network Portugal que decorre até dia 9 de dezembro.

A iniciativa foi apresentada pelo United Nations Global Compact, sendo dirigida ao setor privado, como um apelo para que as empresas incentivem os seus Governos a tomarem medidas anticorrupção e a implementarem políticas de boa governação.

Em Portugal, a Campanha estende-se a todas as organizações com e sem fins lucrativos, dos setores público e privado, e também a universidades, fundações e Sociedade civil.

Tanto ou mais do que estimular a tomada de medidas de integridade junto do Governo, a campanha procura que cada organização o faça junto dos seus stakeholders, de modo a construir uma Sociedade que será, a cada dia, mais íntegra, justa e transparente.

A corrupção assume-se como um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável devido ao impacto desproporcional que tem sobre as comunidades mais desfavorecidas e ao seu efeito corrosivo em toda a Sociedade, impedindo o crescimento económico, prejudicando a concorrência justa, dificultando o empreendedorismo, atuando como uma barreira ao investimento e constituindo um risco para as organizações, em termos reputacionais, legais e financeiros.

"A integridade é – e será sempre – o melhor investimento”.