Ordem dos Engenheiros apoia Prémio “Portugal Smart Cities Summit - António Almeida Henriques

18 de Julho de 2023 | Geral

A Ordem dos Engenheiros associa-se à Fundação AIP na divulgação do Prémio Portugal Smart Cities Summit - António Almeida Henriques que visa distinguir e premiar diferentes ideias de ecossistemas de inovação e práticas inteligentes em Comunidades Intermunicipais, Municípios e Juntas de Freguesia, orientados para a implementação com sucesso de projetos sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana.

O Prémio, que acaba de ser lançado, distinguirá seis categorias:

Neutralidade carbónica  - Projetos e iniciativas desenvolvidos à escala local que contribuem de forma efetiva para o cumprimento das metas de descarbonização na União Europeia (neutralidade carbónica em 2050).

Mobilidade  - Estratégias aplicadas à promoção da adoção do transporte público em detrimento do transporte individual, da mobilidade ativa, incluindo suave.

Espaço público - Projetos e iniciativas criadores de espaços públicos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas favorecendo a interação social e a criação de comunidades

Turismo inteligente - Estratégias de promoção de boas experiências de visitação e melhor governação de territórios sujeitos a pressão turística, quer procurando aumentar a oferta de espaços alternativos, quer apostando numa melhor gestão dos locais já sobrecarregados devido à elevada procura.

Saúde e Bem-Estar - Projetos e iniciativas que apostem na mudança de hábitos e comportamentos capazes de promover de forma pró-ativa a saúde e o bem-estar da população em geral e dos grupos mais vulneráveis em particular.

Transformação Digital - Projetos de digitalização organizacional das autoridades locais capazes de promover uma maior eficiência dos processos internos e melhor serviço aos cidadãos e às empresas.

As candidaturas serão feitas através do site oficial do Evento - até ao próximo dia 15 de Setembro »»»

Esta é uma oportunidade para dar visibilidade às boas práticas do poder local e distinguir projetos de excelência, durante o evento que é líder das soluções para as cidades do futuro, espaço dos grandes debates e marketplace tecnológico.

A apreciação das candidaturas e projetos apresentados será feita por um júri, presidido pelo Professor Doutor Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e que compreende igualmente outras entidades/personalidades de reconhecido mérito na temática das Smart Cities.

A Cerimónia de entrega da 1ª edição do Prémio "Portugal Smart Cities Summit - António Almeida Henriques”, terá lugar no dia 10 de Outubro na FIL – Parque das Nações.

Mais informações aqui »»»
Consulte aqui o regulamento »»»