Ordem dos Engenheiros contesta oferta de emprego publicitada pelo IEFP

23 de Dezembro de 2020 | Geral

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE) manifestou uma vez mais, em carta enviada ao Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a reprovação desta Ordem Profissional perante uma oferta de emprego que o IEFP direcionou para um Engenheiro Civil para o preenchimento do cargo de Diretor de Vendas de uma Agência Imobiliária, com indicação de um salário de €700,00.

Crente de que se trataria de um erro interno, insistiu esta Ordem Profissional na retificação da desajustada situação e na reposição da normalidade processual relativa à formação profissional do utente, que é Engenheiro Civil, inscrito na Ordem dos Engenheiros e que pretende seguir o seu percurso profissional na área da Engenharia, na qualidade de trabalhador independente.

Por outro lado, trata-se de uma proposta remuneratória de valor inferior ao mínimo legal estabelecido no Contrato Coletivo de Trabalho e muito abaixo dos valores de remuneração praticados em Portugal e comunicados ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para esta profissão.

Na sequência deste alerta, o Presidente do Conselho Diretivo do IEFP lamentou a situação e admitiu o desajustamento profissional do candidato face à função.

Carta dirigida ao Presidente do IEFP »»»
Resposta do Presidente do IEFP »»»