Ordem dos Engenheiros | Crise em Moçambique | Manifestação de disponibilidade para criação de uma bolsa de voluntariado

21 de Março de 2019 | Geral

A Ordem dos Engenheiros endereçou hoje ao Governo uma manifestação de disponibilidade para criação de uma bolsa de engenheiros voluntários, no seguintes termos:

Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros
Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
Senhor Secretário das Estado das Comunidades

Na sequência dos devastadores efeitos do ciclone Idai e da crise humanitária que se abateu sobre uma vasta área da República de Moçambique,  situação que temos seguido atentamente e com muita preocupação, de imediato contactámos a organização nossa congénere, a Ordem dos Engenheiros de Moçambique, com vista a avaliar as reais dificuldades e necessidades que o país enfrenta, sobretudo a curto prazo.

Temos a perfeita noção do grau de destruição de habitações e infraestruturas básicas e do grande esforço que vai ser necessário desenvolver a curto prazo para a sua reabilitação, onde a intervenção técnica será crucial, mas onde existe uma grave carência de engenheiros de todas as especialidades.

Assim, vem a Ordem dos Engenheiros manifestar a total disponibilidade para a criação de uma bolsa de engenheiros voluntários que manifestem interesse em ajudar Moçambique, dentro da atuação solidária que habitualmente conseguimos, contribuindo com o seu conhecimento e saber, já que não dispomos de meios financeiros para outro tipo de apoio.

Todavia, como V. Exas compreenderão, uma tarefa desta natureza carece de enquadramento e suporte logístico que ultrapassam as capacidades desta Associação Profissional.

Por essa razão, vimos dar nota da nossa disponibilidade e aguardar pela avaliação desta manifestação, nomeadamente se pode merecer  acolhimento, antes de  prosseguirmos com a formalização da intenção.