fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem dos Engenheiros dedica 2024 à Igualdade de Género na Engenharia

Ondina Afonso é a Presidente para a Comissão e Igualdade de Género na Engenharia

05 de Janeiro de 2024 | Geral




A Ordem dos Engenheiros (OE) declarou 2024 como Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia. Esta decisão, tomada pelo Conselho Diretivo Nacional, pretende contribuir para impulsionar uma maior participação das mulheres nas áreas de conhecimento ligadas às Engenharias, bem como promover práticas que assegurem a igualdade de género em todas as esferas da atividade da OE, incluindo a dinamização da representação de mulheres em órgãos de gestão, a conciliação entre a vida profissional e familiar, a prevenção do assédio moral e sexual e o combate à discriminação com base no género.

Concomitantemente, é também objetivo estratégico a captação de talentos femininos para as áreas da Engenharia, em especial para as STEAM (Áreas de conhecimento Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como a sensibilização para eventuais diferenças salariais e de progressão na carreira por parte das mulheres engenheiras.

"A exemplo dos anos anteriores, a Ordem dos Engenheiros anuncia para cada ano um tema que vá ao encontro das preocupações do país e à necessidade de discussão na sociedade portuguesa.
Em 2024 o tema eleito foi o da Igualdade de Género na Engenharia, pela necessidade de captação e participação do talento, no feminino, onde historicamente, as engenheiras se encontram em número mais reduzido”, salienta Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da OE.

Como forma de arranque das atividades que marcarão este ano, a Ordem dos Engenheiros iniciou, a 18 de novembro de 2023, um processo que visa a sua certificação no sistema GEEIS - "Gender Equality-European & International Standard”. O processo será auditado pela Bureau Veritas e deverá estar concluído até novembro de 2024, pretendendo-se a atribuição pública daquela certificação durante as celebrações do Dia Nacional do Engenheiro 2024, em Lisboa.

A conferência inaugural do Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia decorrerá em Coimbra, no dia 21 de março. Seguir-se-ão outras iniciativas, desenvolvidas com entidades parceiras a nível nacional e internacional.

A Comissária do Ano OE 2024 Igualdade de género na Engenharia, Ondina Afonso, assegura que "Em 2024 a Igualdade de Género na Engenharia será tema de destaque. A Ordem dos Engenheiros inova e assume a vanguarda. Um enorme motivo de orgulho que iremos valorizar através de diversas iniciativas a anunciar em breve. Queremos igualdade e o devido reconhecimento das engenheiras nas empresas, nas instituições e na sociedade".

A OE compromete-se a trabalhar ativamente para que a igualdade de género seja uma realidade na Engenharia, em Portugal e no Mundo.


Sobre a Comissária do Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia


Ondina Afonso é a Presidente da Comissão para a Igualdade de Género na Engenharia da Ordem dos Engenheiros.

Ondina Afonso tem mais de 25 anos de experiência de trabalho no setor agroalimentar. Atualmente, é diretora da Qualidade e Investigação acumulando com o cargo de presidente do Clube de Produtores Continente na MC Sonae.

Preside ao Comité Alimentar do EuroCommerce e ao Comité Técnico de Cadeia de Custódia da GLOBALG.A.P.

Desde 2002, colabora com a Comissão Europeia como perita independente, na avaliação de candidaturas de projetos de I&D e, mais recentemente, contribuindo para a definição de conceitos de sistemas alimentares sustentáveis.

Recentemente, ingressou no Grupo de Discussão da EFSA - Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos - sobre Riscos Emergentes, em representação do retalho europeu.

É Engenheira Química, Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e Especialista em Engenharia Alimentar.


Parceiros Institucionais