Ordem dos Engenheiros estreita relações com Itália e EUA

28 de Outubro de 2022 | Geral

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, assinou esta semana dois Protocolos Internacionais com os representantes institucionais dos engenheiros de Itália e Estados Unidos da América (EUA).

O Protocolo de Reciprocidade firmado esta sexta-feira com o Presidente do Consiglio Nazionale degli Ingegneri (CNI), Armando Zambrano, representa um marco nas relações entre os dois países, uma vez que é o 1.º protocolo internacional assinado por Itália, no âmbito do reconhecimento da profissão de engenheiro. Esta semana também foi rubricada uma atualização do Protocolo de Cooperação com o Presidente da American Society of Civil Engineers (ASCE), Dennis Truax, durante a convenção anual desta entidade.

A assinatura destes dois convénios reforça a visibilidade e reconhecimento internacional dos engenheiros portugueses e da Ordem dos Engenheiros de Portugal, colocando-se esta como uma das associações mundiais proeminentes no relacionamento e mobilidade da engenharia internacional.

Recorde-se que a OE preside à Federação Mundial dos Engenheiros (WFEO) - a maior associação de engenharia a nível mundial - tendo como seu representante o anterior presidente da FEANI (Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia), José Vieira, que, também esta semana, dirigiu os trabalhos do Conselho Executivo daquela Federação durante os dias 26 a 28 de outubro de 2022 na sua sede, em Paris. Em paralelo participou numa Conferência WEO-UNESCO onde apresentou uma palestra convidada intitulada "The importance of bringing together the global community of engineers”.