Ordem dos Engenheiros felicita este seu “Engenheiro Humanista”

Engenheiro português na liderança da ONU

14 de Outubro de 2016 | Geral

"Exmo. Senhor Engenheiro António Guterres
Caro Colega, Ilustre Membro desta Ordem Profissional,

É com muita honra e grande satisfação que, em nome dos mais de 47.000 engenheiros da sua  Ordem Profissional,  lhe endereço as maiores felicitações pela  aclamação para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas.
Tal facto constitui para Portugal, para os seus cidadãos e para a Engenharia nacional motivo de grande orgulho e um fator de esperança na concretização de um Mundo que a nossa profissão diariamente também ajuda a cimentar: melhor para todos, mais seguro e mais solidário.
A Ordem dos Engenheiros de Portugal, na certeza de que exercerá um mandato virtuoso e centrado na dignidade do Ser Humano, para além de desejar o maior sucesso no desempenho de tão exigente cargo, manifesta a convicção de que as elevadas qualidades pessoais e a experiência internacional que detém, constituíram  fatores diferenciadores na decisão, o que muito orgulha os engenheiros portugueses.
Enquanto Bastonário,  também quero transmitir que a Ordem dos Engenheiros estará sempre ao seu dispor.”

Carlos Mineiro Aires

A Ordem dos Engenheiros manifesta publicamente o seu regozijo pela eleição de um dos seus mais notáveis membros para o cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

Para além das qualidades pessoais e humanas que consensualmente lhe são reconhecidas em Portugal e por todo o Mundo, a Ordem dos Engenheiros releva, ainda, a sua capacidade intelectual ímpar, evidenciada no sucesso das muitas diligências que tem realizado a favor das causas públicas e da defesa da dignidade do Ser Humano. Capacidade que lhe é reconhecida pelo menos desde os seus tempos de estudante de Engenharia Eletrotécnica, tendo deixado no Instituto Superior Técnico a marca do seu brilhantismo académico.

Todos estes superlativos, conjugados com a sua formação em Engenharia, estiveram na base da homenagem que a Ordem dos Engenheiros fez, em 2013, a este seu "Engenheiro Humanista”, entregando-lhe, por ocasião do Dia Nacional do Engenheiro, a mais alta condecoração da Ordem: a sua Medalha de Ouro.

"Este galardão é atribuído em reconhecimento do bom nome que o Eng. António Guterres empresta à Engenharia e à Ordem dos Engenheiros, de que é membro; mas, fundamentalmente, pelo seu relevante trabalho em defesa do bem público e da promoção da qualidade de vida do Ser Humano.
Estes são valores muito caros à Engenharia e aos Engenheiros, porquanto constituem a pedra basilar da sua existência e da sua atividade: encontrar soluções que melhor defendam e garantam o bem-estar e a segurança da população e bens.

A valorização do Ser Humano cruza-se, assim, no percurso do Sr. Engenheiro, tanto pela via da sua formação e título profissional, como pela dedicação, seja em termos particulares, seja, mais tarde, no exercício de funções públicas, à causa social.”
Palavras proferidas aquando da condecoração ao Engenheiro António Guterres.

António Guterres inscreveu-se na Ordem dos Engenheiros em 31 de julho de 1971, foi agrupado na Especialidade de Engenharia Eletrotécnica e foi-lhe atribuída a Cédula Profissional de Engenheiro n.º 9844.

- Assista ao áudio do discurso proferido pelo Eng. António Guterres por ocasião da homenagem que a Ordem dos Engenheiros lhe fez em 2013, no Dia Nacional do Engenheiro »»