fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem dos Engenheiros formaliza processo de Certificação em Igualdade de Género e declara 2024 Ano OE para a Igualdade de Género

Torna-se na única Ordem Profissional com este processo, a primeira entidade pública e a terceira entidade a nível nacional a obter esta certificação.

19 de Outubro de 2023 | Geral


    




A cerimónia de assinaturas dos contratos para obtenção da Certificação em Igualdade de Género, que decorreu ontem, 18 de outubro, na Sede Nacional. Estiveram presentes o Bastonário, Fernando de Almeida Santos, a Vice-presidente Nacional, Lídia Santiago, o Vice-presidente Nacional, Jorge Liça, assim como representantes da Comissão para a Igualdade de Género da Ordem.
Este passo inicia o processo conducente à certificação GEEIS - Gender Equality - European & International Standard e representa a primeira etapa de uma série de iniciativas que marcarão o ano 2024, declarado pelo Conselho Diretivo Nacional como "Ano OE para a Igualdade de Género".  

A Ordem dos Engenheiros tem como um dos seus objetivos estratégicos a promoção da igualdade de género em todas as esferas da sua atividade, incluindo a dinamização da representação de mulheres em órgãos de gestão, a conciliação entre a vida profissional e familiar, a prevenção do assédio moral e sexual e o combate à discriminação com base no género. 
Concomitantemente, é ainda objetivo estratégico a captação de talentos femininos para as áreas da Engenharia, em especial para as STEAM, bem como a sensibilização para desigualdades no acesso à profissão e progressão na carreira por parte das mulheres engenheiras, tendo por tal declarado o ano 2024 como Ano OE para a Igualdade de Género.

O processo de certificação será apoiado pela Consultora GLO, representada neste ato por Paulina Leite e deverá estar concluído até novembro de 2024. Sendo posteriormente atribuído certificado pela Bureau Veritas, a Entidade Certificadora neste âmbito, representada por Patrícia Franganito.

"Estamos fortemente comprometidos com a promoção da igualdade de género e com a captação de talentos femininos para a Engenharia, pois consideramos que é crucial que cada vez mais mulheres participem nos processos de inovação e estejam, por tal, ligadas a áreas tecnológicas e da engenharia, que sabemos que são e serão cada vez mais valorizadas", refere o Bastonário da OE, Fernando de Almeida Santos. "A certificação GEEIS é um passo importante para demonstrar o nosso empenho na promoção de uma cultura de igualdade dentro da nossa organização."

Sobre a certificação GEEIS

A certificação GEEIS é um referencial desenvolvido pela Arborus, uma organização líder em igualdade profissional. O referencial é composto por 10 domínios, que abrangem todas as dimensões da igualdade de género no trabalho. Estes domínios incluem, entre outras, Políticas e práticas de igualdade de género, Recrutamento e seleção, Desenvolvimento profissional, Remuneração e benefícios, Conciliação entre a vida profissional e familiar ou Prevenção de assédio e discriminação.

Parceiros Institucionais