fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem dos Engenheiros marca presença em eventos das principais Associações de Engenharia da Colômbia

13 de Novembro de 2023 | Geral





Na sequência da cimeira bilateral Portugal-Colômbia que ocorreu em junho deste ano, onde ficaram definidas atividades conjuntas no âmbito do exercício e promoção da profissão de engenharia, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e o Vice-Presidente, Jorge Liça, marcaram presença num evento na Colômbia, entre os dias 9 e 10 de novembro, que envolveu as principais Associações de Engenharia da Colômbia. 

No dia 9 de novembro, o Vice-Presidente Jorge Liça esteve presente, enquanto orador convidado, na Conferência "Energía y Electricidad sostenibles”, organizada pela Ordem dos Engenheiros, ACIEM (Asociación Colombiana de Ingenieros) e CPIEMPA (Consejo Profesional Nacional de Ingenierías Eléctrica, Mecánica y profesiones afines). Nesta Conferência pretendeu-se analisar os principais desafios no âmbito da segurança de abastecimento, combustíveis renováveis e sintéticos, produção renovável de eletricidade e o sistema energético na transição para a neutralidade climática.

No dia 10 de novembro, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros esteve presente no Encontro bilateral Colômbia-Portugal, organizado pela Ordem dos Engenheiros e COPNIA (Consejo Profesional Nacional de Ingeniería), que envolveu uma sessão-debate com o tema "Metros Urbanos” e que contou com a participação do CEO da Mota-Engil Colômbia (Pedro Teixeira), do Diretor Geral do Metro de Bogotá (Leonidas Nárvaez), do Diretor Geral do Metro de Medellín (Tomás Elejalde) e do Presidente do Conselho de Administração do Metro do Porto (Tiago Braga). Por incompatibilidade de agenda, o Presidente do Metro de Lisboa (Vítor Manuel Jacinto Domingues dos Santos) não esteve no evento presencialmente, mas foi transmitida uma mensagem do Presidente, assim como um vídeo de apresentação com os principais projetos em curso. 

Este Encontro teve como objetivo conhecer os detalhes e experiências internacionais no âmbito da sua cultura de "metro” e como a tecnologia e os sistemas massivos de transporte podem modernizar uma cidade e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. 

O Bastonário marcou ainda presença no SCI (Sociedad Colombiana de Ingenieros), no evento de 8° Encuentro Nacional de Jóvenes Ingenieros, que se destacou como um espaço favorável para promover a colaboração e o desenvolvimento profissional entre os jovens engenheiros. 

Parceiros Institucionais