fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem dos Engenheiros publica livro "Pontes - História da construção e reabilitação"

Uma obra da autoria de Júlio Appleton

30 de Março de 2020 | Geral



Júlio Appleton apresenta a obra "Pontes - História da construção e reabilitação". A edição é da Ordem dos Engenheiros, que a disponibiliza para venda no seu portal online. Para além do livro impresso, foi criado um website onde se encontram reunidos casos de estudo sobre trabalhos desenvolvidos pelo autor ao longo da sua vida profissional e que são partilhados neste espaço de forma gratuita e em complemento ao conteúdo do livro.

Devido aos condicionamentos atuais decorrentes do surto epidemiológico de COVID-19, a sessão de lançamento da obra ocorrerá logo que as autoridades de saúde assegurem que a situação se encontra ultrapassada, podendo assim ser retomadas em pleno as atividades regulares da Ordem dos Engenheiros.

Para aquisição da obra »»»
Para consulta dos casos de estudo »»»






Sobre a Obra

A reabilitação de pontes é uma necessidade fundamental na conservação do património construído de infraestruturas de transportes.
As pontes existentes e em serviço foram realizadas, ao longo dos séculos, em alvenaria, em aço e em betão. Para intervir numa obra existente, há que a enquadrar na época em que foi realizada, conhecer os materiais com que foi construída, saber como foi concebida, projetada e construída.
É objetivo deste livro apresentar o enquadramento histórico da construção de pontes de alvenaria, pontes metálicas e pontes de betão e as soluções de manutenção, reabilitação e reforço dessas construções.
O autor dedicou grande parte da sua vida académica e profissional à reabilitação de pontes, sendo seu propósito transmitir a experiência e conhecimento acumulados a todos os que se interessem pela história da construção e reabilitação de pontes.


Sobre o Autor

Júlio António da Silva Appleton

Graus académicos e profissionais
Licenciatura em engenharia civil (IST – 1971), MSc in Concrete Structures and Technology (Imperial College – 1976), PhD in civil Engineering (Imperial College- London University – 1979), Agregação em Engenharia civil (IST – 1984), Especialista em Estruturas e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros (1998).

Principais funções desempenhadas
Professor catedrático do IST desde 1986, Presidente do Departamento de Engenharia civil 1987/1988, Presidente do Colégio de Engenharia civil da OE 1995/97, Presidente do GPPE/GPBE 1988-2001.

Principais projetos de pontes (obra nova)
Ponte sobre a Ribeira de Temilobos na ligação do IP3 a Armamar, Ponte sobre o Rio Sado na A2 (lanço Grândola Sul- Aljustrel), Ponte sobre o Rio Ocreza no IC8, Viaduto no nó da A10 com a A1.

Principais projetos de reabilitação de pontes
Viaduto Duarte Pacheco, Ponte da Arrábida, Ponte Romana de Tavira, Ponte da Varela na Ria de Aveiro (alargamento do tabuleiro), Viadutos da Baixa do Mondego na A1, Infra-estruturas da Ponte Eiffel em Viana do Castelo, Ponte sobre o Rio Soure no Ramal de Alfarelos.

Parceiros Institucionais