Ordem dos Engenheiros reúne-se com a congénere francesa IESF

22 de Dezembro de 2023 |

No passado dia 20 de dezembro teve lugar, pela primeira vez, uma reunião bilateral com vista ao estabelecimento de relações institucionais entre a Ordem dos Engenheiros e a congénere francesa – IESF, Société des Ingénieurs e Scientifiques de France.

Este momento institucional insere-se no âmbito das Celebrações do Centenário da Morte de Gustave Eiffel, co-organizadas pelo Conselho Diretivo Nacional e a Região Norte da Ordem dos Engenheiros.

Foi realizada uma visita técnica à Ponte Maria Pia com o apoio da Infraestruturas de Portugal, conduzida por Fernando Pereira da Direção da Rede Ferroviária – Centro Operacional de Manutenção Norte, seguida por uma visita ao Palácio da Bolsa, onde Gustave Eiffel concebeu a Ponte Maria Pia e outras obras de engenharia presentes na região.

Durante a Reunião Bilateral entre ambas as associações, foi salientada a importância da construção de Gustave Eiffel pela sua inovação e atualidade, reconhecendo que este é um fator de aproximação das associações e culturas. Foram ainda discutidas formas de cooperação e fomento de oportunidades entre engenheiros portugueses e franceses.

A Reunião Bilateral contou com a participação do Vice-Presidente da OE, Jorge Liça, o Presidente da Região Norte, Bento Aires, do Secretário-Geral, Nelson Jerónimo, e do Gabinete de Relações Internacionais. Fez ainda parte da comitiva portuguesa o Presidente da World Federation of Engineering Organizations (2021 - 2023), José Vieira.

Da parte do IESF, marcaram presença Marc Rumeau, Presidente da associação e Alain Jouanjus, Membro do Conselho de Administração. Fizeram ainda parte desta comitiva Manuel de Novaes Cabral, Consul Honorário de França no Porto, e Jean-Michel Morel, Professor na Universidade Gustave Eiffel de Nantes.

Decorreu ainda na Sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros uma conferência intitulada "Gustave Eiffel: Celebrando Engenho e Arte na Engenharia”, que contou com a presença do Historiador José Lopes Cordeiro e do Engenheiro António Adão da Fonseca, em conjunto com os Professores José Vieira e Jean-Michel Morel.

A Ordem dos Engenheiros de Portugal e o IESF – Société des Ingénieurs et Scientifiques de France irão assinar um protocolo de cooperação aquando o Dia Mundial da Engenharia, que se irá realizar em Lisboa, no dia 4 de março de 2024.