fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem e CONFEA Ratificam Acordo de Reconhecimento Profissional em Portugal

Cerimónia estabelece Procedimentos para implementação do Acordo

28 de Outubro de 2015 | Geral


No dia 28 de outubro, a Ordem dos Engenheiros (OE) e a sua congénere brasileira, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil (CONFEA), ratificam o Termo de Reciprocidade total no reconhecimento mútuo dos Engenheiros portugueses e brasileiros anteriormente firmado, numa cerimónia que tem lugar em Lisboa, pelas 17h30, no Auditório da Sede da OE.

Para além da ratificação do Termo de Reciprocidade, este encontro integra a assinatura do Regulamento de Procedimentos para a implementação do acordo de reciprocidade, estando igualmente prevista a entrega simbólica de carteiras de Identidade Profissional a dirigentes da OE e do CONFEA.

Na cerimónia estão previstas as presenças do Ministro da Economia, do Embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, do Presidente do CONFEA, José Tadeu da Silva, do Bastonário da OE, Carlos Matias Ramos, do Vice-Presidente Nacional da OE, José Manuel Vieira, e do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Carlos Mineiro Aires.

Assinado a 29 de setembro, em Brasília, o acordo de reciprocidade permitirá reconhecer as competências profissionais dos engenheiros portugueses e brasileiros em ambos os países, o que lhes permitirá o exercício pleno da sua atividade profissional, nomeadamente assumir a autoria dos projetos.

Recorde-se que o protocolo prevê a mobilidade de profissionais engenheiros entre Brasil e Portugal baseada no princípio de total reciprocidade, tendo em consideração apenas as competências profissionais reconhecidas pelas duas Associações Profissionais (CONFEA e OE) e, portanto, sem atender ao reconhecimento prévio das respetivas habilitações académicas.

- Consulte o Termo de Reciprocidade assinado entre a OE e o CONFEA »»»»

- Esteja presente neste evento (inscreva-se já!) »»»

Notícias relacionadas:

- OE e CONFEA ratificam termo de reciprocidade em Lisboa a 28 de outubro, Construir Online, 28 de outubro de 2015 »»»
- Ordem dos Engenheiros e CONFEA assinaram acordo de cooperação em Brasília, Portal do Engenheiro, 2 de outubro de 2015 »»»
- Revista de Imprensa, Carlos Matias Ramos,, 27 de outubro de 2015 »»»

Parceiros Institucionais