Ordem promove visita a Núcleo de Pedreiras do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros

03 de Julho de 2015 | Geral, Engenharia Geológica e de Minas

No passado dia 30 de junho, um grupo de 25 participantes deslocou-se até à área protegida da Serra d’Aire e Candeeiros, com o intuito de realizar uma Visita Técnica promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas.

O grupo reuniu-se num anfiteatro ao ar livre, no Algar do Pena, onde teve oportunidade de ouvir um breve enquadramento relativo ao Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros, feita pelos Engenheiros técnicos do ICNF. Olímpio Martins, Manuel Duarte e Lia Mergulhão (ICNF), a que se seguiu uma descida à gruta do Algar do Pena.

A caminho da pedreira de "Vale de Meios”, explorada pela empresa Solancis e onde um doso responsáveis da empresa  Eng. Sérgio Couto explicou in loco o processo extrativo de pedra, realizou-se uma paragem na Jazida de Dinossáurios de Vale de Meios onde o grupo teve oportunidade de ver algumas pegadas de dinóssaurios bípedes com cerca de 170 milhões de anos.

Após uma pausa para almoço no restaurante Serrazina, o grupo prosseguiu até à instalação fabril da Solancis, onde foi recebido pela administração e teve oportunidade de conhecer um pouco mais da história e trabalho do grupo. Foi ainda realizada uma visita guiada pelo  Eng. Sérgio Couto às instalações, com explicação de todo o processo produtivo.