Os compromissos de Portugal com a Europa – Desafios 2020/2030

Ciclo de Conferências DN

18 de Dezembro de 2017 | Geral

"Os investimentos públicos nos últimos anos têm sido mais baseados em ideologias políticas do que em fundamentos técnicos, pelo que a criação do Conselho Superior das Obras Públicas já a partir de janeiro é uma medida aplaudida pela Ordem dos Engenheiros”.
As declarações pertencem ao Bastonário da Ordem, Carlos Mineiro Aires, que durante a manhã de hoje, 18 de dezembro, discutiu o tema "Infraestruturas” na primeira conferência de um ciclo que o Diário de Notícias organiza até 21 de dezembro no Centro Cultural de Belém e, através do qual, o DN pretende ver debatidos "Os compromissos de Portugal com a Europa – Desafios 2020/2030”.
Nesta conferência inicial, o Economista Alfredo Marvão Pereira demonstrou que a debilidade financeira de Portugal não se deve ao investimento em infraestruturas dos últimos 40 anos, advogando mesmo a necessidade de um plano estratégico de investimento em infraestruturas no País, para o qual a OE pode contribuir com a realização da análise custo-benefício, dado o conhecimento privilegiado de que dispõe sobre os temas.
O Bastonário reforçou a ideia, salientando o papel da Engenharia nacional nos últimos 40 anos, que permitiu o desenvolvimento das principais infraestruturas, como sejam as ligadas ao saneamento básico, saúde, vias de comunicação, entre outras.
Para além de Carlos Mineiro Aires e Alfredo Marvão Pereira, também o Eurodeputado José Manuel Fernandes participou neste debate, cujo encerramento coube ao Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.