Os desafios e oportunidades da economia circular em reflexão na Região Sul

21 de Outubro de 2019 |

Decorreu no passado dia 16 de outubro no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), a conferência "Economia Circular - Desafios e Oportunidades", organizada pelo Conselho Diretivo da Região Sul e a Startup Lisboa.

A conferência teve início com a sessão de Boas Vindas proferida pelo Dr. Miguel Fontes, CEO da Startup Lisboa, e pelo Eng. Jorge Grade Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE.
Em seguida foi apresentado o projeto "Construção circular - Prevenção dos resíduos de construção e demolição” pela Engª Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal (ASWP), que fez um enquadramento sobre o tema, tendo em seguida apresentado os objetivos e o público alvo deste projeto, bem como as ações já desenvolvidas e em desenvolvimento. A última parte desta apresentação centrou-se nas iniciativas que a ASWP tem desenvolvido e tem programadas para a redução dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD).

Seguiu-se uma mesa redonda subordinada ao tema "Economia Circular - Desafios e Oportunidades". Contou com as presenças da Engª Graça Martinho, Professora Associada com Agregação da FCT NOVA, Engª Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal e Eng. Fernando Frade, Diretor Corporativo de Ambiente no Grupo Jerónimo Martins, e teve moderação do Coordenador do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Civil, Eng. Fernando Pinho.

Nesta sessão, os intervenientes apresentaram diversas atividades atualmente em curso bem como os projetos futuros, no âmbito do tema em discussão.

No final, foram colocadas algumas questões pela assistência, demonstrando a importância e pertinência desta iniciativa.
Coube ao Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE o encerramento desta conferência.

Veja a apresentação desta conferência aqui