fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Palestra: Cristóvão Colon, Agente Secreto Português ao Serviço de Portugal

18 de Janeiro de 2016 | Geral


O Engenheiro José Mattos e Silva irá efetuar mais uma palestra sobre Cristóvão Colon, atualizada aos mais recentes resultados da sua investigação, onde se defende, com base em elementos históricos, que terá sido agente secreto português ao serviço de Portugal.
Esta sessão terá lugar no dia 26 de janeiro de 2016, pelas 18h00, no auditório da Sede da Região Centro da OE, em Coimbra, sendo a entrada livre para todos os interessados.
 
Cristóvão Colon, de acordo com os autores, seria filho bastardo da Infanta D. Leonor (irmã de D. Afonso V) e de D. João Menezes da Silva (que viria a abraçar a vida religiosa e que, depois da sua morte, viria a ser conhecido por Beato Amadeu de Portugal). O verdadeiro nome de Cristóvão Colon seria Salvador Anes da Silva. A Infanta D. Leonor, depois de ter tido esse seu filho bastardo, viria a casar-se com o Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Frederico III, tendo tido, como seu filho legítimo, o Imperador Maximiliano I.
Colon terá nascido na vila alentejana de Cuba, por volta de 1450 e casou, cerca de 1479, com Filipa Moniz Perestrelo (filha de Bartolomeu Perestrelo, 1.º Capitão-Donatário da Ilha de Porto Santo), de quem teve o seu filho legítimo Diogo, 1.º Duque de Verágua. A  mãe do seu filho bastardo, Hernando, foi Beatriz Enriquez de Arana y Torquemada, com quem Colon não se casou.
Colon terá sido um agente secreto de Portugal ao serviço de D. João II de modo a criar condições para que o território que viria a designar-se por "Brasil" ficasse no hemisfério português, através do Tratado de Tordesilhas.
Mais tarde foi agente secreto de D. Manuel I, na sequência dos Acordos de Toledo celebrados em 1498. Morreu, em Valhadolid, a 20/05/1506, estando o seu mausoléu na Catedral de Sevilha.

Parceiros Institucionais