Participação nacional na "Working Week" da FIG

17 de Agosto de 2011 | Engenharia Geográfica

Assembleia Geral (1.ªSessão)

A Ordem dos Engenheiros(OE) promoveu a representação de Portugal na "Working Week” da FIG, concretizadaatravés da participação da Eng.ª Maria João Henriques, que apresentou umacomunicação e participou na Assembleia Geral e numa reunião entre o Presidenteda FIG e os delegados nacionais.

O Colégio de EngenhariaGeográfica, membro da International Federation of Surveyors, participou naAssembleia-Geral de 2011 que este ano decorreu em Marraquexe (Marrocos),nos dias 18 e 22 de Maio. Para além da votação da aceitação ou exclusão denovos membros, assistiu-se à apresentação das actividades realizadas por cadauma das dez Comissões, pelo Conselho, pelos Grupos de Estudo, pelos presidentesdas Instituições Permanentes e dos Grupos de Cooperação com as Nações Unidas eo Banco Mundial. Os pontos da agenda que suscitaram mais discussão resultaramda apresentação da situação financeira e, em particular, da questão do sistemade voto. Foram divulgados pormenores relacionados com a próxima Assembleia-Geral,que decorrerá em Roma. Esta será antecedida de um Encontro de JovensProfissionais, que durará dois dias, tendo sido pedido que cada Associação-membroapoie a participação de um jovem.

Presidente da FIG, CheeHai Teo

No dia 22, antes daAssembleia-geral, ocorreu a Reunião dos Presidentes, sessão que envolveu oPresidente da FIG e os presidentes das associações-membros (ou seusrepresentantes, como foi o caso de Portugal). Esta reunião permite a cadaassociação expor o que considera positivo ou negativo no seu relacionamento coma FIG, os problemas que enfrenta no próprio país, etc.

Entre 19 e 21 de Maiodecorreu, no mesmo local (Palácio de Congressos), a "Semana Profissional da FIG”,cujo lema foi "Aproximemos as Culturas” e o "6.º Congresso Nacional da ONIGT”,organizados pela Ordem Nacional dos Engenheiros Geómetras Topógrafos deMarrocos (ONIGT), eventos onde estiveram presentes mais de 1.400 participantesde cerca de cem países, tendo sido a "Semana Profissional” que reuniu maiornúmero de interessados. Em cada um dos dias ocorreu uma sessão plenária, a qualera seguida por várias sessões técnicas em paralelo (geralmente dez). Assessões destinaram-se às apresentações orais das comunicações enviadas para aFIG (mais de 600 comunicações, disponíveis em www.fig.net/pub/fig2011/index.htm).Paralelamente ao evento, decorreu uma Exposição Técnica de equipamento (sendoque Trimble, Leica e um grande grupo de fabricantes da China ocupavam osmaiores expositores), software eserviços.Decorreram ainda várias reuniões temáticas. A delegada da OE estevepresente na reunião restrita aos membros da FIG sobre o sistema de votação.Esteve igualmente presente nas reuniões abertas da "Rede de Normas” e do Grupode Trabalho 5.1 "Normas, Certificação de Qualidade e Calibragem”. Este grupopropõe-se proceder à revisão da Publicação n.º 9 da FIG "Recommended Proceduresfor Routine Checks of Electro-Optical Distance Meters (EDM)”, nomeadamentealargando-a de forma a contemplar testes a taqueómetros que operam semreflector e a medidores a laser de curto alcance. Este documento deverá aindaser acompanhado por uma aplicação em Excel que facilite a realização decálculos, necessária ao processo de verificação dos equipamentos. A delegadaportuguesa propôs que fosse elaborada uma versão em português, de modo a que odocumento possa vir a ser utilizado por um maior número de técnicos, tendo-sedisponibilizado para realizar a necessária tradução.

Exposição técnica

Na reunião da "Rede deNormas”, a delegada da OE tomou conhecimento de que, pela primeira vez na suahistória, a FIG apresentou à ISO a proposta para uma nova norma, norma esta daárea do cadastro, denominada "Geographic Information – Land AdministrationDomain Model (LADM)”. Esta norma encontrava-se na fase final de votação. A duassemanas da data limite de votação (a 20 de Junho último), foi contactada por ummembro do grupo "Rede de Normas”, pedindo colaboração para que tentassepromover o envio do voto pelo IPQ (à data, Portugal era um dos poucos paísesque ainda não tinha enviado o seu voto). Contactos com o IPQ e, posteriormente,com o IST (organismo com funções de Normalização Sectorial), fizeram com queeste último promovesse um grupo de trabalho (Eng. João Neto do IGP e Eng. JoãoPaulo Hespanha, Professor da Universidade de Aveiro), o qual avaliou a norma, oque serviu de suporte ao voto português de aprovação da norma.