Plano Geral de Drenagem da Câmara Municipal de Lisboa 2016-2030 em debate na Região Sul

Sessão de Apresentação

29 de Setembro de 2015 | Geral

O Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 22 de setembro, no auditório da sede da Região Sul, uma sessão de apresentação do Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030 (PGDL), prestando, deste modo, um serviço público ao município, aos engenheiros e à sociedade.

Este PGDL, em fase de atualização face ao período decorrido desde a sua aprovação em 2008, encontra-se em Discussão Pública até 30 de setembro e foi entendido fazer a sua apresentação na Ordem de modo a solicitar mais contributos para o seu enriquecimento/melhoria.

Nesta sessão de apresentação, o PGDL foi apresentado em três fases.

Na 1.ª fase, o Coordenador da Equipa do PGDL da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º José F. Silva Ferreira, fez uma breve apresentação do histórico do PGDL, da fase atual bem como a programação das etapas seguintes. Espera-se ter a presente atualização concluída e aprovada durante o mês de novembro, seguindo-se a sua implementação.

Na 2.ª, os autores do PGDL, consórcio Hidra/Engidro e Blue Focus (Eng.ºs José Saldanha de Matos, António Jorge Monteiro e Rodrigo Proença de Oliveira), fizeram a apresentação do PGDL, especialmente da sua atualização.

Finalmente na 3.ª fase foi aberto um período de perguntas sobre questões do PGDL as quais foram respondidas pelo Coordenador e pelos Autores numa forma construtiva e esclarecedora que, certamente, vai contribuir para um melhor PGDL.

O PGDL tem um investimento total previsto de cerca de 170 M€ e um período de implementação que se estende de 2016 a 2030.

Para o período de 2016-2020, prevê-se um investimento de cerca de 97 M€ destacando-se a construção de 2 Túneis (Monsanto/Sta. Marta/Sta. Apolónia com 5 kM e Chelas/Beato com 1 kM ambos com um diâmetro da ordem dos 6 M) para desvio de caudais de chuva entre bacias.

O restante valor de investimento estende-se até 2030 com outras intervenções (reabilitação/renovação/ampliação da rede primária de saneamento) com um total estimado em cerca de 70 M€.

Não menos importante será a reestruturação dos serviços de saneamento da CML - para fazer face a estes novos desafios como elemento fundamental na mudança de atitude da entidade gestora, que se espera iniciar em 2016/2017.

A sessão de apresentação contou com a presença de cerca de duas centenas de participantes no auditório da Sede da Região Sul.