A Ponte 25 de Abril cumpre hoje, dia 6 de agosto, 55 anos. Reconhecida como um marco da Engenharia em Portugal, a Obra de Arte une as margens do Rio Tejo, entre Lisboa e Almada, aproxima pessoas, liga destinos. Aos dias de hoje, uma equipa especializada da Infraestruturas de Portugal assegura, diariamente, a segurança de todos os que fazem a travessia da Ponte que, mais de meio século depois, continua a ser essencial no sistema de transportes do país. Esta emblemática e intemporal infraestrutura adaptou-se e respondeu às necessidades de mobilidade urbana, acompanhando o processo de metropolização a sul do Tejo, sendo utilizada diariamente por cerca de 300 mil utentes, por rodovia e ferrovia. E é nessas viagens pela história individual e coletiva de todos, que a Ponte "conversa” com os que diariamente a utilizam, numa constante musicalidade rodoviária no tabuleiro superior, interrompida pela explosão sonora da passagem de um comboio. São essas "conversas”, a história e as valências da Ponte 25 de Abril, que estão disponíveis na página especialmente criada para a comemoração dos seus 55 anos. A Ponte que nos une – curiosidades da História O desígnio de uma ponte sobre o Tejo, em Lisboa, remonta a 1870, com o primeiro projeto do Engenheiro Miguel Pais, que preconizava uma ponte rodoferroviária para ligar a zona oriental de Lisboa ao Montijo. Durante 80 anos, muitas ideias foram estudadas e os anos de 1950 foram decisivos no que respeita aos estudos sobre a travessia, tendo culminado com a criação do Gabinete da Ponte sobre o Tejo e com o lançamento do Concurso Público Internacional. À data da sua inauguração, a Ponte [na altura designada como Ponte Salazar] era a maior estrutura metálica suspensa da Europa e a quinta maior a nível mundial. A sua construção obrigou à escavação de 6,6 milhões de m3 de solos e rocha, consumiu 300 000 m3 de betão e 82 000 toneladas de peças de aço. A obra de arte possui uma das treliças mais longas do Mundo, com ambas as torres principais a elevarem-se a cerca de 190 metros acima do nível da água e com uma altura livre de navegação de 70 metros, o que assegura o acesso ao porto de Lisboa pelos navios de grande porte. A norte, localiza-se o viaduto de acesso em betão com um comprimento de 945m, medindo em conjunto com a ponte, aproximadamente 3.255m. Texto e fotos | IP
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