Ponte 516 Arouca: a maior ponte pedonal suspensa do Mundo já abriu ao público

03 de Maio de 2021 | Geral

A maior ponte pedonal suspensa do Mundo, com 516 metros de comprimento, abriu, no dia 3 de maio, ao público em geral, em Arouca.

Situada no Arouca Geopark, património da UNESCO, a Ponte 516 Arouca, que liga as margens de Canelas e Alvarenga, foi construída com o objetivo de consolidar o projeto de turismo ativo no Vale do Paiva, facilitando o acesso à zona nascente do concelho de Arouca.

O novo equipamento turístico do distrito de Aveiro tem ligação aos Passadiços do Paiva e situa-se 175 metros acima do rio, conta com 516 metros de extensão, 1,20 metros de largura e é constituído por 127 tabuleiros em gradil metálico, amparados por mais de 250 cabos de aço e dois pilares de betão, que permitem observar em profundidade o cenário sob os pés dos visitantes.

A Ponte 516 Arouca, apontada pelos seus construtores como a maior do Mundo entre as pedonais suspensas, que contou com um investimento de 2,3 milhões de euros na construção da estrutura, foi materializada pelo instituto ITeCons e pela construtora Conduril e já é considerada uma atração nacional e internacional.

Por se tratar de uma importante obra de Engenharia nacional, sem paralelo a nível mundial, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, felicitou as empresas de Engenharia responsáveis pela obra (ITeCons e Conduril), quer pela conceção e desenvolvimento, como pela execução e construção de tão arrojada e inovadora solução, respectivamente.

Do mesmo modo, a Ordem dos Engenheiros congratula a Câmara Municipal de Arouca, não só pela promoção desta obra, mas também pelo trabalho desenvolvido pelos técnicos daquele município, no âmbito da fiscalização de tão ousada e transformadora solução.

Os bilhetes estão à venda online, dão acesso também aos oito quilómetros dos passadiços do Paiva e os preços variam entre 10 e 12 euros por pessoa.

Site oficial da Ponte 516 Arouca em »»»
Carta enviada para o Presidente da Direção do ITeCons »»»
Carta enviada para o Presidente do Conselho de Administração da Conduril »»»
Carta enviada para a Presidente da Câmara Municipal de Arouca »»»