Ponte 516 Arouca é finalista do prémio da IABSE - International Association for Bridge and Structural Engineering

04 de Agosto de 2022 | Geral, Engenharia Civil

A 516 Arouca, um projeto do Itecons, encontra-se entre as seis pontes finalistas do prémio da IABSE - International Association for Bridge and Structural Engineering na categoria de pontes pedonáveis e cicláveis, sendo a única infraestrutura portuguesa constante nesta categoria. As restantes pontes finalistas encontram-se localizadas na Suécia (Shipyard Bridge), China (Hemei Bridge e Haixin Bridge), Coreia do Sul (Y-Shaped Suspension Bridge) e Reino Unido (Esperance Bridge).

Selecionada como uma das obras mais emblemáticas neste início de século pelo Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (OE), a 516 Arouca integra, enquanto tal, o livro "Engenharia XXI", editado por esta Ordem Profissional em março de 2022.
A singularidade técnica da obra motivou, no final do mês de junho, uma deslocação do Bastonário Fernando de Almeida Santos à Região do Vale de Cambra e Arouca, sendo a Ponte Suspensa um dos pontos fortes da visita.
Motivou, igualmente, o desenvolvimento de uma reportagem na edição N.º 173 da revista institucional da Ordem, a INGENIUM, com o título "Uma obra notável de Engenharia 100% nacional”.

Os vencedores do Prémio IABSE serão conhecidos a 17 de novembro deste ano, numa cerimónia que decorrerá em Zurique (Suíça).

A IABSE representa a maior Associação Internacional da especialidade, com cerca de 4.000 membros engenheiros de estruturas, de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da Engenharia de estruturas em todo o mundo.

Recorde-se que a Engenharia portuguesa já foi por diversas vezes distinguida com este prestigiado prémio internacional. A estrutura do Aeroporto do Funchal, um projeto com a assinatura do Eng. António Segadães Tavares, venceu, em 2004, aquele que viria a ser apelidado como o óscar da Engenharia de Estruturas, situação repetida, em 2009, pelo Eng. José Mota Freitas com o projeto da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.

Sobre a 516 Arouca
Inaugurada a 2 de maio de 2021, a 516 Arouca, situada na zona nascente do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, nas imediações dos Passadiços do Paiva, é uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo. Erguendo-se 175 metros acima do rio Paiva, tem um vão de 516 metros, largura de 1,2 metros e é constituída por 127 tabuleiros em gradil metálico suspensos por pendurais e catenárias em cabos de aço.
Foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).