fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Portal Revista de Ideias e Cultura disponibiliza a coleção completa de “A Construção Moderna” (1900-1919)

10 de Dezembro de 2019 | Geral, Engenharia Civil




Para além de várias outras publicações com interesse histórico e cultural, o Portal de Revistas de Ideias e de Cultura disponibiliza agora também a coleção completa da revista "Construção Moderna”, uma publicação que durante o seu período de atividade (1900-1919) produziu 542 edições.

Todas as edições foram digitalizadas e publicadas neste Portal, que possibilita o conhecimento de novas ferramentas de pesquisa muito úteis para a investigação académica, bem como para a valorização do conhecimento histórico da Engenharia e da Arquitetura dos inícios do século XX para os profissionais e para o cidadão comum.

"Preencher uma lacuna existente no nosso meio literário e artístico, suprindo (…) uma falta sensível para aqueles que querem progredir pelo estudo e acompanhar a marcha incessantemente progressiva dos melhoramentos na construção civil, que tão extraordinariamente se manifestam sob todas as formas”. Assim se lê no editorial do primeiro número de "A Construção Moderna”, publicado a 1 de fevereiro de 1900. 

"Os números d’A Construção Moderna foram reunidos a partir dos arquivos do Instituto Superior Técnico e do Museu da Marinha, tendo-lhes sido também acrescentados os da revista As Artes do Metal, que a dada altura passou a sair também com a publicação original. ‘Outros pontos fortes da publicação no nosso portal’, acrescenta Luís Andrade, "são as imagens, a iconografia e os índices que lhe estão associados”, permitindo ao leitor consultar a revista a partir de entradas por autores, temas, materiais, tipologia, lugares, etc…”, refere artigo publicado no jornal Público a 26 de novembro de 2019.

A disponibilização da revista no Portal Revista de Ideias e Cultura foi dada a conhecer recentemente pelos editores do Website, o arquiteto Michel Toussaint e o historiador de arte Paulo Pereira, em cerimónia própria, na qual a Ordem dos Engenheiros esteve presente.

Revista "A Construção Moderna” »»» 
Portal Revista de Ideias e Cultura »»» 
Artigo relacionado, Jornal Público, 28-11-2019 »»» 

Parceiros Institucionais