fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Portugal no 1.º quartel do século XXI – Estratégias Rumo ao futuro

08 de Junho de 2015 | Geral


O Núcleo Impulsionador das Conferências da Cooperativa Militar (NICCM) realiza, no próximo dia 16 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, a 2.ª Conferência de um ciclo onde é pretendido abordar a condição de "Portugal no 1.º Quartel do Século XXI – Estratégias Rumo ao Futuro”, e durante a qual estará em análise a situação política, económica, militar e social da Sociedade portuguesa nos primeiros 15 anos do século XXI.

Colaboram na organização a Ordem dos Engenheiros, a Associação 25 de Abril, a PASC (Plataforma de Associações da Sociedade Civil) e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A realização será presidida pelo General José Loureiro dos Santos, nela participando personalidades com origem em vários quadrantes da vida do País. Eng. Carlos Matias Ramos, Dr. Artur Santos Silva, Professor Doutor Matos Chaves, Juiz Conselheiro Dr. Guilherme da Fonseca, Eng. José Manuel Fernandes e Eng. Francisco Castro Rego são alguns dos nomes a intervir na Sessão.

O NICCM pretende que o debate de ideias contribua para uma compreensão e análise profunda do passado recente. Ao mesmo tempo, lança o desafio no sentido de encontrar respostas a algumas questões sobre que Sociedade queremos e necessitamos para o futuro?
- Que sistema político Nacional se prevê desejável nos próximos anos?
- Que posição ou posições deverá Portugal assumir no quadro da política externa?
- Que estratégias globais e nacionais poderão ser levadas a cabo no que diz respeito à saúde, educação, justiça entre outras?
- Que alterações se justificam no sistema de funcionamento da justiça?
- Que futuro se avizinha no quadro do Sistema Laboral?
- Quais as perspetivas face aos setores de atividade como a indústria, as pescas, a agricultura, o turismo, a energia e os transportes?

A participação no evento é gratuita e não carece de inscrição.

Consulte o Programa da 2.ª Conferência do ciclo "Portugal no 1.º quartel do século XXI – Estratégias rumo ao futuro”.


Consultar Agenda »»»


Parceiros Institucionais