23 de Maio de 2023 | Geral, Engenharia Civil

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros esteve ontem, 22 de maio, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde participou numa sessão do ciclo de seminários "Engenharia e Políticas Públicas", dedicada à Habitação.

Perante uma sala totalmente cheia, Fernando de Almeida Santos sustentou que a habitação constitui um dos desafios da próxima década, face ao custo da habitação, ao baixo rendimento das famílias e à ausência de um mercado ativo de arrendamento e de uma promoção imobiliária suficientemente forte.

"Portugal tem de delinear uma estratégia sustentável para a habitação, a médio prazo, para a qual o contributo da engenharia é essencial", defendeu o Bastonário, que acrescentou que é imprescindível a definição de Políticas Públicas, num quadro de estabilidade. De entre as múltiplas vertentes deste complexo problema, duas políticas públicas merecem especial atenção: i) o processo de licenciamento e a necessidade de simplificação, uniformização e celeridade, associados ao necessário rigor, qualidade e responsabilidade dos engenheiros envolvidos e valorização dessa atividade; ii) o impacto dos custos associados às taxas e impostos e a todos os procedimentos condicionadores do processo produtivo que influenciam o preço final da habitação.

Para além de Fernando de Almeida Santos, a sessão, moderada por Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático da FEUP, contou com a participação de António Carlos Rodrigues, CEO da CASAIS e membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros.