Premiado do PIJE ganha prémio internacional de inovação

10 de Julho de 2018 | Geral

Henrique Manuel Borges Miranda, engenheiro agregado ao Colégio de Engenharia Civil da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, foi galardoado com um prémio internacional de inovação, atribuído pela Sacyr Construcción e pela Ennomotive.

O prémio, no valor de 6 mil euros, é fruto de um desafio lançado pelo grupo empresarial Sacyr, sedeado em Madrid, aos engenheiros civis de todo mundo, com vista à escolha da melhor solução sobre uma nova tecnologia inovadora para pavimentação rodoviária em condições de pluviosidade.

É neste contexto que 35 engenheiros de 10 países aceitaram o desafio e apresentaram diferentes e arrojadas soluções. Depois de uma avaliação rigorosa, as duas soluções que melhor preencheram os critérios de avaliação foram a do engenheiro português Henrique Borges Miranda (1º lugar) e a do espanhol José Manuel Sanz (2º lugar).

Esta não é a primeira distinção do professor adjunto e responsável pelas disciplinas de Pavimentação e Topografia do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Henrique Borges Miranda, que já havia sido premiado pelo ISEL, em 2005, como melhor aluno da Licenciatura em Engenharia Civil, recebeu no ano passado, pela Região Sul da Ordem dos Engenheiros, o terceiro lugar do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2016 (PIJE), pelo desenvolvimento, durante o seu doutoramento, de uma patente. Tratava-se de um novo método para formular, em cerca de um dia, misturas betuminosas do tipo Stone Mastic Asphalt, com recurso apenas a um computador ou a um smartphone, em oposição às várias semanas necessárias em laboratório para a formulação da mesma mistura betuminosa.

Com o desenvolvimento de uma nova tecnologia que permite a pavimentação sob precipitação, ao contrário do que sucede atualmente, o Eng. Henrique Borges Miranda dá um valioso contributo para a divulgação e o engrandecimento da engenharia portuguesa a nível internacional.

Refira-se que a Sacyr, que opera em mais de 20 países, nos cinco continentes, é um grupo empresarial diversificado, cujos objetivos são a inovação e a expansão internacional na construção, assim como a gestão de infraestruturas, projetos industriais e serviços. Por seu lado, a Ennomotive é uma hub espanhola para a inovação em engenharia, através da qual os engenheiros podem dar a conhecer o seu talento e concorrer a prémios de engenharia.