fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2009

03 de Novembro de 2010 | Geral


Decorreu, no dia 26 de Outubro de 2010, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, a cerimónia de entrega dos prémios da 19.ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro, presidida pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

 

Nesta edição o Júri deliberou atribuir, com a aprovação do Conselho Directivo da Região Sul, um 1.º Prémio e dois 2.ºs Prémios (ex-aequo), bem como duas Menções Honrosas.

 

João Francisco Henriques e Pedro de Albuquerque, co-autores do trabalho “Sistema de Avaliação da Vulnerabilidade Sísmica de Edifícios. Aplicação a Unidades de Saúde”, foram os vencedores do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2009.

 

O 2.º Prémio foi atribuído, em ex-aequo, a João Pinto da Cruz, pelo trabalho “Modelação Numérica e Experimental de um Sistema de Dessalinização movido a Energia das Ondas”, e a Paulo Jorge Mendes, pelo trabalho “Monitorização em contínuo do comportamento dinâmico de barragens de betão”.

 

As duas Menções Honrosas distinguiram os trabalhos ”Desenvolvimento de um Modelo de Propagação Unificado para o Planeamento de Sistemas de Comunicação Wi-Fi, UMTS e WiMAX” e “Estudo dos factores que promovem o desgaste nas rodas dos veículos ferroviários”, cujos autores são, respectivamente, Frederico Varela e João Pombo.

 

A encerrar a cerimónia, e após os jovens galardoados com o 1.º Prémio terem apresentado o seu trabalho, o Eng. Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, felicitou os jovens distinguidos e salientou a importância da inovação e do empreendedorismo na evolução da Engenharia, expressando o desejo de que a atribuição deste Prémio contribua para a projecção da mesma. O Bastonário salientou ainda que “o sucesso desta iniciativa assenta na divulgação das ideias, da criatividade e do empenho de que são detentores os jovens engenheiros portugueses”.

 

Desde há muito que a Inovação se assume como um dos factores primordiais no reforço da competitividade da economia nacional. Incentivar e apoiar a promoção de novos projectos nas diferentes áreas da Engenharia tem sido o principal objectivo do Prémio Inovação Jovem Engenheiro, uma iniciativa anual que a Região Sul promove desde 1990.

Parceiros Institucionais