Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2010 - Galardoados três trabalhos

15 de Novembro de 2011 | Geral

A cerimónia de entrega de prémios do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2010, com a qual se completou a 20.ª edição desta iniciativa da Região Sul, teve lugar na sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros no dia 15 de Novembro de 2010. Foi presidida pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, e contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Administração Patrimonial e dos Equipamentos do Ministério da Justiça, Eng. Fernando Santo, do Presidente do Conselho Directivo da Região Sul, Eng. Mineiro Aires e do Presidente do Júri do PIJE 2010, Eng. Fernando Santana.

Esta iniciativa procura incentivar e dinamizar a capacidade inovadora dos jovens engenheiros premiando, anualmente e desde 1990, trabalhos inovadores nos diversos ramos da engenharia.

Foram admitidas ao concurso dezanove condidaturas, tendo sido premiados três trabalhos. O Júri que apreciou os trabalhos desta edição foi constituído por 9 membros.

Esta edição teve o patrocínio da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia .

Trabalhos premiados:

1.º Prémio, em ex-aequo, foi atribuído ao trabalho "Concepção e Cálculo Mecânico para um Eficiente Fabrico Global de Transformadores de Potência”, da autoria do Eng. Eurico Emanuel Teixeira de Almeida, Membro Efectivo n.º 65768, inscrito na Região Norte e agrupado no Colégio de Engenharia Mecânica.

1.º Prémio, em ex-aequo, foi atribuído ao trabalho "Integração Energética das Unidades X e Y”, da autoria do Eng. Raul Filipe Amorim de Abreu, Membro Efectivo n.º 59631, inscrito na Região Norte e agrupado no Colégio de Engenharia Química e Biológica.

3.º Prémio foi atribuído ao trabalho "Avaliação Probabilística da Durabilidade de Estruturas Existentes”, da autoria de Manuel Paulo Santos Coito, Membro Estagiário n.º 64832, inscrito na Região Sul e agrupado no Colégio de Engenharia Civil.

1.º Prémio (ex-aequo)

Eurico Emanuel Teixeira de Almeida

Objectivo e contributo inovador

Portugal atravessa um período economicamente delicado, em que constantemente se ouve falar em todos os meios de comunicação acerca da dívida elevada e da fraca produtividade nacional. É sabido que para inverter esta tendência insustentável o país deve produzir eficientemente e exportar. Mas isso não é fácil, nem se consegue de um dia para outro. Para isso, temos que ser competitivos nas nossas actividades e uma forma de o conseguir é através da inovação. E há muitas e diversas formas de inovar. Quando uma grande empresa portuguesa como a EFACEC se lança num desafio de internacionalização, começando a fabricar transformadores de potência nos Estados Unidos da América (EUA), é imperativo que a EFACEC se adapte ao novo contexto de produção global. E uma das formas de conseguir com sucesso esta adaptação é através da inovação.

O objectivo do presente trabalho foi de reforçar a estratégia de internacionalização da EFACEC através de inovação a uma parte do seu produto (neste caso com mudanças às estruturas mecânicas de transformadores de potência) de forma a optimizar o custo do seu fabrico em Portugal e nos EUA. As inovações efectuadas incidiram sobre dois aspectos fundamentais: a concepção estrutural das máquinas e o seu cálculo mecânico.

As contribuições do presente trabalho incidem fortemente no aumento de competitividade da EFACEC como "player” mundial, e podem ser enumeradas da seguinte forma:

1.      Soluções técnicas alinhadas com a estratégia de investimento accionista;

2.     Geração de soluções de cálculo e fabrico globais e automatizáveis;

3.      Criação de um sistema de cálculo mecânico rápido, preciso, eficiente, seguro e fácil de utilizar;

4.     Forte redução de massa (aço) – cerca de 10-20% por transformador.

1.º Prémio (ex-aequo)

"Integração Energética das Unidades X e Y”

Raul Filipe Amorim de Abreu

Objectivo e contributo inovador

Este trabalho tem como objectivo efectuar uma Integração Energética de uma instalação industrial.

Utilizou-se o software de integração energética HINT para obtenção da Rede de Permutadores de Calor (RPC) através da metodologia do Ponto de Estrangulamento "Pinch”, e o simulador ASPEN para verificar não só o comportamento térmico de vários equipamentos de permuta, mas também para estudar a possibilidade de incorporação de novos equipamentos de permuta.

Através da introdução de um Permutador de Calor E1 consegue-se reduzir o consumo energético na fornalha H0402 em 1047 kW, obtendo-se uma redução anual do consumo de Fuel-óleo de 742 toneladas, ou seja, uma poupança anual de 159 k€.

Para este investimento proposto estima-se uma VAL de 929 k€ e uma TIR de 385 %.

Com este trabalho tenta-se mostrar que pequenas alterações processuais podem levar a grandes ganhos energéticos, económicos e ambientais.

3.º Prémio

"Avaliação Probabilística da Durabilidade de Estruturas Existentes”

Manuel Paulo Santos Coito

Objectivo e contributo inovador

O principal objectivo deste trabalho consiste na aplicação de uma abordagem probabilística para avaliação da durabilidade de estruturas existentes de betão armado.

Para avaliar o comportamento das estruturas relativamente à deterioração, é necessário efectuar com alguma periodicidade ensaios de inspecção ao longo do tempo. A interpretação dos resultados das inspecções e a avaliação correcta do comportamento futuro das obras não é possível através de análises determinísticas. A avaliação probabilística é a mais realista, pois a maioria dos parâmetros envolvidos nos processos de deterioração é de natureza aleatória. Esta abordagem permite o cálculo das probabilidades de fendilhação do betão de recobrimento e as de despassivação das armaduras.

As previsões obtidas irão auxiliar o dono de obra na decisão do momento em que deverá intervir no tratamento da deterioração das estruturas, em função das probabilidades de falha máximas que considera admissíveis.