fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2014 - Premiados três trabalhos

26 de Maio de 2015 | Geral


A entrega de prémios do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2014, com a qual se completou a 24.ª edição desta iniciativa da Região Sul, teve lugar no passado dia 16 de maio, durante as comemorações do Dia Regional Sul do Engenheiro, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.
 
Esta iniciativa procura incentivar e dinamizar a capacidade inovadora dos jovens engenheiros premiando, anualmente e desde 1990, trabalhos inovadores nos diversos ramos da engenharia.
 
Foram admitidas a concurso nove candidaturas, tendo sido premiados três trabalhos e atribuída uma menção honrosa.
 
Trabalhos premiados:
 
1.º Prémio foi atribuído ao trabalho "BIT: Biosignal Igniter Toolkit”, da autoria do Eng. Hugo Humberto Plácido da Silva, membro Efetivo n.º 68323, inscrito na Região Sul e agrupado no Colégio de Engenharia Informática.
 
2.º Prémio, em ex-aequo, foi atribuído ao trabalho "Técnicas de Melhoria de Desempenho das Redes Móveis Celulares ”, da autoria do Eng. Ivo Luís de la Cerda Garcia e Sousa, membro Estagiário n.º 71113, inscrito na Região Sul e agrupado no Colégio de Engenharia Eletrotécnica.
 
2.º Prémio, em ex-aequo,  foi atribuído ao trabalho "Deteção Automática de Dano Precoce em Tempo Real”, da autoria do Eng. João Pedro de Oliveira Dias Prudente dos Santos, membro Estagiário n.º 52579, inscrito na Região Sul e agrupado no Colégio de Engenharia Civil.

Menção Honrosa, foi atribuída ao trabalho de coautoria "Plataforma de Avaliação de Risco Sísmico e de Apoio à Decisão”, da autoria do Eng. Mário António Lage Alves Marques, membro Efetivo n.º 53330, inscrito na Região Norte e agrupado no Colégio de Engenharia Civil, e do Eng. Vítor Emanuel Marta da Silva, membro Estagiário n.º 69559, inscrito na Região Centro e agrupado no Colégio de Engenharia Civil. 

1.º Prémio 

"BIT: Biosignal Igniter Toolkit”

Hugo Humberto Plácido da Silva
 
Objetivo e contributo inovador
 
Nos últimos anos, o estudo dos biosinais tem tido um papel transformador em vários setores da sociedade moderna, que neste momento vão muito além da área médica (à qual estão tipicamente associados). Enquanto que a Engª Biomédica é uma disciplina onde o tema é amplamente coberto, hoje em dia os biosinais são matéria de interesse por parte de estudantes e curiosos em áreas tão diversas como a informática, eletrónica, mecânica, entre outras. No entanto, a utilização dos biosinais em atividades experimentais e projetos práticos é altamente condicionada pelo custo e acesso limitado a materiais de suporte adequados. Este trabalho centrou-se na criação de ferramentas de hardware e software, concebidas para simplificar o processo de prototipagem rápida, ensino e desenvolvimento de aplicações baseadas em biosinais, contribuindo para a sua democratização. O público alvo são estudantes de ensino superior a partir do 1º ano, ainda que a aplicabilidade potencial seja muito mais abrangente.
 
 
2.º Prémio (ex-aequo)

"Técnicas de Melhoria de Desempenho das Redes Móveis Celulares

Ivo Luís de la Cerda Garcia e Sousa
 
Objetivo e contributo inovador
 
Este trabalho apresenta soluções que permitem melhorar o desempenho das redes móveis celulares que usam técnicas Multiple-Input Multiple-Output (MIMO). São propostos ajustamentos às estações base de uma rede celular (reorientação das antenas e novas disposições das estações), mantendo ou diminuindo o número de estações necessárias, o que se traduz numa poupança de energia. É também proposto um sistema inovador de comunicações sem fios cooperativo, o qual não exige modificações de hardware nos terminais móveis existentes nem implica qualquer alteração na rede, o que o torna economicamente atrativo. Para demonstrar a aplicabilidade imediata das soluções propostas, estas são adaptadas a tecnologias disponíveis comercialmente - Long Term Evolution (LTE) e Bluetooth - e são avaliadas para a Baixa Pombalina de Lisboa através de simulações realistas. Os resultados mostram como as técnicas propostas são soluções de engenharia vantajosas quer para as partes envolvidas quer para o ambiente. 
 
2.º Prémio (ex-aequo)

"Deteção Automática de Dano Precoce em Tempo Real

João Pedro de Oliveira Dias Prudente dos Santos
 
Objetivo e contributo inovador
 
O número de estruturas de engenharia civil com grande importância social, económica e humana aumentou grandemente nas últimas décadas e muitas começam, atualmente, a atingir o fim do tempo de vida útil para o qual foram projetadas, e a evidenciar anomalias que podem comprometer as exigências associadas à segurança de pessoas e bens. Neste contexto, trabalhos de reabilitação ou de substituição garantem a segurança mas podem não ser ossíveis no cenário atual de escassez de recursos económicos. 
O presente trabalho descreve uma metodologia original de deteção de dano em estruturas de engenharia civil que, com base em monitorização estrutural, permite manter estruturas envelhecidas em serviço com um grau de segurança adequado. Esta metodologia assenta na combinação de diversos métodos de inteligência artificial para interpretação automática de dados de monitorização, e a sua aplicação demonstrou ser possível detetar alterações estruturais ténues em tempo real.

Menção Honrosa (coautoria)

"Plataforma de Avaliação de Risco Sísmico e de Apoio à Decisão”

Mário António Lage Alves Marques 
Vítor Emanuel Marta da Silva

Objetivo e contributo inovador

O elevado risco sísmico da sociedade Portuguesa resulta da recorrência deste fenómeno natural, e à elevada concentração da população e de recursos em estruturas com capacidade resistente inadequada. A plataforma web desenvolvida permite estimar em tempo real as perdas económicas, humanas e sociais associadas à ação dos sismos, fornecendo uma informação crucial no suporte à decisão em situações de catástrofe e para o planeamento de emergência. A comunicação efetiva e fiável desta informação é fundamental para a gestão de recursos e salvaguarda de vidas humanas.

Parceiros Institucionais