Prémio Nuno Teotónio Pereira, ex-Prémio IRHU, foi entregue ontem no Teatro Thalia

21 de Dezembro de 2016 | Geral

A cerimónia de entrega do Prémio Nuno Teotónio Pereira, ex-Prémio IRHU, decorreu ontem, 20 de dezembro, no reabilitado Teatro Thalia, em Lisboa. A sessão contou com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Eng. José Mendes.
Um dos prémios foi entregue pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, à Eng.ª Pilar Baylina Machado, membro do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros.
O IRHU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana decidiu, em 2016, alterar a designação do Prémio IHRU para Prémio Nuno Teotónio Pereira, prestando assim homenagem à vida e percurso do arquiteto com o mesmo nome, cuja vasta obra deixada assume um papel de grande relevância para o setor da habitação e de referência para as novas gerações.
O Prémio IHRU havia sido criado em 2008, sendo herdeiro dos prémios INH e RECRIA, constituindo-se o prémio mais antigo nesta área.
Teve como principal objetivo incentivar à qualificação funcional, estética e social, mas, sobretudo, à qualificação ambiental das cidades, procurando valorizar e divulgar as boas práticas que conduzem a estes objetivos.

Variantes do Prémio e respetivas obras premiadas

Variante Reabilitação do Conjunto Urbano
Prémio: Requalificação dos edifícios Vila d'Este, Urbanização Vila d'Este – Vila Nova de Gaia
Menção Honrosa: Reabilitação dos edifícios do Lagarteiro (10 a 13), Bairro do Lagarteiro, Rua Diogo Macedo e Alameda Arq. Carlos Ramos, Campanhã, Porto