fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Presidente da Região Sul participa na 20ª Conferência Internacional Anual da Dispute Resolution Board Foundation (DRBF)

06 de Julho de 2021 | Geral






A 20ª Conferência Internacional Anual da Dispute Resolution Board Foundation (DRBF) teve lugar em Lisboa, entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O evento decorreu num formato híbrido, com apresentações live streaming para todo o mundo, sob o tema das Disput Boards e de como podem contribuir para ultrapassar as divergências entre as partes envolvidas em projetos de construção.

A Dispute Resolution Board Foundation (DRBF) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a promover boas práticas na prevenção e resolução de litigâncias em processos de construção, em todo o mundo, usando o método exclusivo e comprovado denominado de Dispute Board (DB). Foi criada em 1996, no Estados Unidos, por um grupo de profissionais envolvidos na resolução de conflitos de construção.

Luís Machado, atual Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Membro Especialista em Direção e Gestão da Construção e Membro Conselheiro, foi um dos oradores no painel do dia 30 de junho. A sua intervenção versou sobre como resolver e evitar a litigância em contratos de empreitadas públicas, um tema que contou com outros colegas de painel tais como, Diogo Duarte Campos, Partner, PLMJ, António Cabaço, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e Pedro Rodrigues, Engenheiro Civil.

Partilhou alguns dos princípios orientadores que utiliza e que contribuem para a eliminação de contenciosos, com vista à conclusão das obras com os custos controlados e no cumprimento dos prazos contratuais, com benefícios para todos os intervenientes.

Referiu ainda a importância da Ordem dos Engenheiros no estabelecimento de metodologias de convergência nas empreitadas, enquanto Associação Profissional que representa a classe dos Engenheiros e que se empenha na promoção de atividades que contribuam para a valorização e qualificação dos seus membros. Reforçou, por fim, como estas questões, relacionadas com a resolução de litígios, mostram bem a importante colaboração entre os Engenheiros e outras classes profissionais, não menos essenciais em processos e empreitadas de construção.

Parceiros Institucionais