Presidente de Cabo Verde abre 6.º Encontro do CECPC-CICPC

30 de Março de 2015 | Geral

O Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, presidiu à Sessão de Abertura do 6.º Encontro do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana (CECPC-CICPC), que decorreu a 5 e 6 de março na cidade da Praia, e durante o qual a Ordem dos Engenheiros de Portugal foi novamente eleita para a Presidência do Conselho.

Os trabalhos que se seguiram tiveram início com uma cerimónia de homenagem ao Eng. Fernando Santo, anterior Bastonário da OE de Portugal, fundador do Conselho e seu primeiro Presidente.

Durante a Assembleia Geral foram discutidos temas internos da organização, nomeadamente a participação dos países já pertencentes ao CECPC-CICPC e a identificação de novos países a convidar, com vista a aumentar a representatividade do Conselho e a visibilidade da Engenharia. Foi igualmente aprovada a integração do CECPC-CICPC no World Council of Civil Engineering (WCCE), como membro associado, bem como a constituição de dois Grupos de Trabalho: um dedicado ao diagnóstico dos países que integram o Concelho, nomeadamente quanto à sua dimensão, modelo gremial, reconhecimento do título e regulação da profissão, atos de engenharia e exigência académica; o segundo responsável pela recolha de informação sobre a iniciativa de cooperação e desenvolvimento pelos países do CECPC-CICPC.

A sessão terminou com a marcação do 7.º Encontro para Espanha, em março de 2016, e com a assinatura da Declaração da Praia.