Profissão discutida na Cimeira Bilateral anual Portugal/Espanha

01 de Julho de 2022 | Geral, Engenharia Civil

Decorreu hoje em Barcelona a Cimeira Bilateral anual Portugal/Espanha de Engenharia entre a Ordem dos Engenheiros (OE) e o Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos (CICCP), para acompanhamento do protocolo de reconhecimento profissional que vigora entre ambas as associações profissionais e para acordo sobre a realização de ações conjuntas de promoção da profissão.

Ficou desde logo agendada para setembro a assinatura da versão renovada do protocolo firmado entre a OE e o CICCP, como comemoração das relações bilaterais existentes há mais de dez anos, assim como um encontro Norte de Portugal/Galiza de Engenharia Civil e umas jornadas sobre pontes de Portugal e Espanha, com visitas a algumas obras de arte. Foi igualmente abordada na reunião, a possibilidade de criação de uma comissão de acompanhamento, do ponto de vista da Engenharia, à candidatura conjunta de Portugal/Espanha ao Mundial de 2030.

A Cimeira contou com a participação do Bastonário Fernando de Almeida Santos e do Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil, Humberto Varum, sendo que o CICCP foi representado pelo seu Presidente, Miguel Ángel Carrillo, pelo Presidente da Comissão Internacional e do Conselho Diretivo do CICCP, Fernando Ruíz, e pela Chefe do Departamento de Serviços Internacionais, Esther Ahijado Fernández.