Projeto Rotas do Bastonário testemunha engenharia azul em Lisboa e Setúbal

11 de Outubro de 2023 | Geral

A segunda etapa do projeto "Rotas do Bastonário” dedicada ao Mar arrancou ontem entre Lisboa e Setúbal.

A manhã teve início no Estaleiro Naval Arsenal do Alfeite, o único em território nacional que pode efetuar reparações em navios e armamento para a Marinha Portuguesa.

Durante a visita e no âmbito de uma apresentação da empresa à comitiva liderada pelo Bastonário, José Luis Serra Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Arsenal do Alfeite referiu que "se o Estado Português quer ter Marinha de Guerra tem de modernizar os estaleiros do Alfeite”.

A comitiva deslocou-se em seguida para a Lisnave, que conta com 91 Engenheiros no seu capital humano, no qual a Engenharia Mecânica tem predominância.

De acordo com declarações de Nuno Antunes dos Santos, Presidente da Lisnave, 2023 será um ano excecionalmente bom em termos de projetos e faturação, sendo que o rápido crescimento do volume de negócios da empresa leva a que tenha como intenção contratar mais de 20 Engenheiros por ano nos próximos anos.

O Bastonário Fernando de Almeida Santos, durante a visita à empresa, mencionou que "a Lisnave é um exemplo de boa engenharia e tem um potencial ímpar na indústria naval portuguesa, pelas três áreas de atuação em que se move: reparação naval, energias renováveis offshore e reciclagem naval”.

Da parte da tarde em Setúbal, Carlos Maio Correia, Presidente do Porto de Setúbal, explicou à comitiva da Ordem dos Engenheiros que a empresa está fortemente comprometida com o processo de expansão da produção de energia eólica a nível nacional, nomeadamente a offshore, tendo em vista criação de uma comunidade energética local.

A falta de mão de obra e a dificuldade de captação e retenção de talentos foi, uma vez mais, referenciada como uma grande dificuldade às operações da empresa.

A Rota do Bastonário dedicada ao mar, que iniciou a 2 de outubro em Viana do Castelo, culmina com uma conferência, em Lisboa, dedicada às oportunidades para a engenharia e indústria nacionais em resultado do enorme desenvolvimento do setor da energia eólica offshore em Portugal, em virtude da prevista instalação de 10GW de capacidade de produção eólica na costa portuguesa até 2030.

O projeto "Rotas do Bastonário - Engenharia em Movimento", iniciado em novembro nos Açores, assenta no conhecimento real da capacidade instalada em todo o País ao nível da Engenharia, dos projetos e oportunidades que melhor a representam e afirmam, quer em termos das suas diferentes especialidades, quer nos múltiplos setores de atividade e contextos em que se desenvolve, seja no percurso escolar, na indústria, na investigação, no setor público ou privado.