Projeto Rotas do Bastonário testemunha engenharia em Aveiro

27 de Novembro de 2023 | Geral

As "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” passaram por Aveiro entre os dias 22 e 24 de novembro, antecedendo as comemorações do Dia nacional do Engenheiro 2023.

Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro, Ricardo Duarte, Vice-presidente Região Centro, Miguel Estrela, entre outros representantes, estiveram na manhã do dia 22 de novembro, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, onde abordaram uma plateia de 140 alunos do 11.º e 12.º anos, numa demonstração de como é que a Engenharia está presente em tudo o que nos rodeia.

Posteriormente seguiram para a Escola Secundária José Estevão, onde a comitiva explicou, com exemplos práticos o que faz um engenheiro, a uma plateia de 120 alunos do 8.º e 9.º ano.

Nos dias seguintes, a comitiva da Ordem dos Engenheiros, liderada pelo seu Bastonário, percorreu escolas, empresas de engenharia e laboratórios de investigação.

Na tarde de 22 de novembro, Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, e Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro, visitaram a Fábrica de Biocombustíveis da PRIO, onde foram recebidos pela responsável de inovação de sustentabilidade, Ana Brásio.

Nesta unidade, foi descerrada uma placa oferecida pela Ordem dos Engenheiros alusiva ao Livro "Engenharia XXI”, no qual esta obra é referenciada como uma das mais relevantes das duas primeiras décadas do séc. XXI.

A Fábrica de Biocombustíveis permitiu posicionar a PRIO como uma empresa de energias voltada para a mobilidade do futuro. É a maior Produtora de biocombustíveis em Portugal é uma das maiores produtoras europeias de biodiesel a partir de resíduos.

Nessa mesma tarde, a Vice-presidente Nacional foi recebida na Fábrica da Grestel por Carlos Pinto, diretor fabril, e pela administração da empresa. A acompanhá-la nesta visita, estiveram Hélder Oliveira, do Colégio Regional de Engenharia de Materiais, e o Secretário-geral, Nelson Jerónimo.

Fundada em 1998, a Grestel – Produtos Cerâmicos, S.A. dedica-se à produção de artigos de mesa, forno e acessórios de servir em grés fino, num conceito original de qualidade, durabilidade e design exclusivo, utiliza como matéria-prima os melhores recursos naturais existentes em Portugal.

As Rotas do Bastonário continuaram a percorrer projetos e obras que simbolizam o que de melhor se faz na Engenharia no Distrito de Aveiro.

Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros visitou na manhã do dia 23 de novembro, a Corticeira Amorim.

Com um investimento forte em inovação e tecnologia de ponta que permite à Corticeira Amorim ser líder no seu setor, sendo patente o seu compromisso com a reutilização e com a Sustentabilidade.

A Corticeira Amorim tem uma faturação de mil milhões de euros e 95% das vendas são realizadas para fora do país.

Também durante esta manhã, uma comitiva liderada por Lídia Santiago visitou o projeto Baixo Vouga Lagunar, acompanhada pelo Presidente da Comissão Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Já Ricardo Duarte, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Região Centro, acompanhado por Miguel Estrela, Delegado Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, visitaram a Motofil, líder no desenvolvimento de equipamentos industriais de soldadura mig/mag, arco submerso, robótica, automação, manipulação e corte.

Durante a tarde, a Vice-presidente visitou a Coloronda, uma das principais fabricantes internacionais de matérias-primas para a indústria cerâmica

Este dia terminou com a visita à The Navigator Company, que contou com a presença de Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, acompanhado pela Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro.

Nesta unidade fabril produz-se papel higiénico, guardanapos e rolos de cozinha para marcas como Continente, Mercadona e Pingo Doce.

The Navigator Company representa 1% do PIB nacional.

Esta Rota do Bastonário pelo distrito de Aveiro culminou com uma visita ao Complexo Químico de Estarreja, no dia 24 de novembro. O Presidente da Câmara de Estarreja e representantes de todas as empresas que integram este Complexo acompanharam uma comitiva da Ordem dos Engenheiros, liderada pelo Bastonário, numa visita que terminou com o descerramento de 2 placas que assinalam dois projetos referenciados no Livro Engenharia XXI: o próprio Complexo e um projeto Expansãoda Produção de MDI e Contenção Secundária da Unidade de Fosgénio da DOW.

O Complexo Químico de Estarreja é um dos maiores do País e emprega cerca de 2.000 pessoas, entre as quais várias dezenas de engenheiros.

Consulte a galeria de fotos das Rotas do Bastonário
Dia 22 »»»