Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia feita na Madeira

02 de Junho de 2023 | Geral

A terceira edição do projeto "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” arrancou ontem de manhã, 31 de maio, na Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal.

Há Engenharia em tudo

Jorge Liça, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, e Miguel Branco, o Presidente do Conselho Diretivo da Região Madeira, abordaram uma plateia de 120 alunos do 10.º ao 12.º anos, numa demonstração de como é que a Engenharia faz mover o mundo e está presente em tudo o que nos rodeia.

A produzir Engenharia

Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, foi recebida pelo Presidente da Empresa de Cervejas da Madeira, a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira. A acompanhá-la nesta visita, estiveram diversos membros eleitos da Região Madeira.
Jorge Liça, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, liderou uma comitiva de membros eleitos às obras de remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água, acompanhada por Francisco Taboada, Presidente da Eletricidade da Madeira. Esta intervenção, que representa um investimento de 15,4 milhões de euros, tem por objetivo reforçar a produção de energia elétrica através das fontes renováveis.

"Teremos falta de cerca de 5.000 engenheiros nos próximos 10 anos”

A afirmação é de Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, que visitou a maior obra de edificação em curso a nível nacional, o Hospital Central e Universitário da Madeira, acompanhado pelo Diretor Regional do Equipamento Social e Conservação e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros.

Neste projeto estruturante para o futuro da Madeira e dos madeirenses, estão envolvidas cerca de 20 empresas de engenharia e cerca de 250 trabalhadores até ao momento.

O Bastonário detalhou aos engenheiros presentes as propostas que a Ordem dos Engenheiros tem apresentado ao Governo no sentido de melhorar a legislação inerente ao exercício de engenharia civil, agilizando os procedimentos.

Engenharia foi a palavra da ordem do dia

Após um almoço de trabalho com o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, as Rotas do Bastonário passaram, durante a tarde de ontem, pela Universidade da Madeira. Fernando de Almeida Santos esteve com o Reitor e com os estudantes de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática, num debate onde a engenharia foi a palavra da ordem do dia.

Uma das mais relevantes obras das duas primeiras décadas do séc. XXI

Durante a visita à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra, foi descerrada na presença da Secretária Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas uma placa oferecida pela Ordem dos Engenheiros alusiva ao Livro "Engenharia XXI”, no qual esta obra é referenciada como uma das mais relevantes das duas primeiras décadas do séc.XXI.

A Ilha da Madeira é o terceiro local a receber as "Rotas do Bastonário", um projeto iniciado em novembro nos Açores, que assenta no conhecimento real da capacidade instalada em todo o País ao nível da Engenharia, dos projetos e oportunidades que melhor a representam e afirmam, quer em termos das suas diferentes especialidades, quer nos múltiplos setores de atividade e contextos em que se desenvolve, seja no percurso escolar, na  indústria, na investigação,  no setor público ou privado.

> Fotogaleria | 31 maio 2023 »»»

> Vídeo | 31 maio 2023 »»»