Projetos ibéricos BlueZC Institute e Remonda vencem primeira edição do StartAAAp

28 de Outubro de 2022 | Geral

Decorreu esta semana, em Faro, na Universidade do Algarve, a cerimónia de entrega de prémios da primeira edição do Concurso StartAAAp. Destinada a promover o empreendedorismo e a inovação, impulsionando projetos inovadores no domínio do desenvolvimento sustentável na Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, o concurso premiou o projeto português "BlueZC Institute”, vencedor na categoria Startup, e o espanhol "Remonda, Revaluing orange waste into bioplastic", na categoria Projeto Empreendedor.

O Vice-presidente da OE, Jorge Liça, que esteve envolvido desde o primeiro momento, referiu o trabalho das Delegações Distritais de Évora e do Algarve da OEng e do CICCP, tendo ainda destacado a excelente cooperação entre os agentes das regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha. Congratulou as entidades envolvidas por acreditarem nos territórios transfronteiriços de ambos os países e no elevado potencial dos seus agentes empreendedores.

O evento é uma iniciativa da Ordem dos Engenheiros de Portugal (com a colaboração das Delegações Distritais de Faro e de Évora), em parceria com o Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos (CICCP) e em estreita articulação com as Universidades de Évora e Granada, com a Junta de Andalucía, com a Andalucía Emprende e com a Fundação Finnova. Os vencedores receberão uma dotação financeira de 3.000€ para impulsionar a sua ideia, uma inscrição num curso de Fundos Europeus, bem como aconselhamento profissional e a possibilidade de beneficiar de financiamento europeu para implementar o seu projeto.

O projeto português, BlueZC Institute, foi fundado pela Engenheira Cláudia Sil, Membro da Ordem dos Engenheiros e por mais dois sócios.